CPI da Covid

Renan Calheiros apresenta requerimento para convocar ‘Capitã Cloroquina’

Requerimento para ouvir a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde foi apresentado durante depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Ministério da Saúde / Twitter
Ministério da Saúde / Twitter
'Capitã Cloroquina': CPI quer aprofundar investigação sobre compromisso do governo com terapia ineficaz

São Paulo – O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou nesta quinta-feira (6) requerimento para convocar a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como ‘Capitã Cloroquina’. O requerimento foi apresentado durante depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Questionado pelo senador sobre a adoção da cloroquina, que não tem comprovação científica de eficácia no combate à covid-19, o ministro disse: “Não autorizei e não tenho conhecimento de que esteja havendo distribuição de cloroquina na minha gestão”.

:: Senador Renan Calheiros participa do ‘Entre Vistas’, na TVT, nesta quinta-feira ::

“Não faço juízo de valor”, disse o ministro, ainda em resposta ao relator sobre se compartilha ou não opinião do presidente da República favorável à prescrição de cloroquina.

Acompanhe aqui a CPI da Covid

Depoimento ao MPF

Reportagem de O Globo publicada nesta quinta-feira revelou o teor de depoimento prestado por Mayra Pinheiro ao Ministério Público Federal (MPF). “Ela confirmou que foi a responsável pelo planejamento de uma comitiva de médicos que difundiu o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina, em Manaus dias antes de o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso, em janeiro último”, informa o jornal.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou a Renan Calheiros que havia um outro requerimento para convocar a ‘Capitã Cloroquina’. Para que a secretária do Ministério da Saúde seja chamada, é preciso que a comissão aprove os requerimentos. Na CPI, os oposicionistas e independentes são maioria, enquanto a base governista é minoritária.

Leia mais:


Leia também


Últimas notícias