Eleição 2022

Encontro discute como aumentar representação política de mulheres negras e LGBT

A chamada Jornada das Pretas, promovida pela Oxfam Brasil e institutos Alziras e Marielle Franco, será realizada neste sábado

Mídia Ninja
Mídia Ninja
Em 2020, 13 mulheres negras e três transexuais ficaram entre as 10 candidaturas mais votadas nas maiores capitais

São Paulo – Apesar da participação eleitoral crescente, a representação política de mulheres negras e LGBT ainda é pequena nas Casas legislativas. Assim, para discutir alternativas e estratégias, ativistas vão se reunir neste sábado (22), a partir das 10h, no webinar Jornada das Pretas 2021 – A política que queremos. O evento é promovido pela Oxfam Brasil e pelos institutos Alziras e Marielle Franco.

“As eleições de 2020 foram marcadas pelo significativo aumento do número de candidaturas negras e LGBTQIA+ em todo o país e a votação que essas candidaturas obtiveram foi expressiva”, afirmam os organizadores. “Treze mulheres negras e três mulheres transexuais conseguiram figurar entre as 10 candidaturas mais votadas nas grandes capitais do Brasil.”

Acesso às decisões

“No entanto, das 88 mil candidaturas de mulheres negras que participaram das eleições de 2020, apenas 4,54% (pouco mais de 4 mil) foram eleitas”, acrescentam as entidades. “Isso mostra que há ainda grandes desafios para aumentar a representatividade política das mulheres negras e LGBTQIA+ e garantir o acesso dessas mulheres no espaço de decisão política.”

Esse encontro foi antecedido por três reuniões com mulheres negras e LGBT de 18 a 29 anos. O evento terá transmissão pelo canal da Oxfam Brasil no Youtube (http://bit.ly/JornadaDasPretas2021) e nas páginas dos dois institutos no Facebook.

Leia mais:


Leia também


Últimas notícias