Negando medicamentos

Corte no programa Farmácia Popular é ‘manifestação de crueldade’, afirma Dilma

Para a ex-presidenta, Bolsonaro volta a mostrar “desprezo pela vida”, e no momento em que as pessoas mais precisam

Roberto Stuckert Filho
Roberto Stuckert Filho
'Tudo o que é ruim pode ser ainda pior num governo como este', lamenta ex-presidenta

São Paulo – Os cortes no programa Farmácia Popular pelo atual governo representam “uma manifestação deliberada de crueldade”, segundo a ex-presidente Dilma Rousseff. “O desprezo pela vida define bem o governo Bolsonaro, na negação da pandemia, no repúdio às medidas de proteção e isolamento social, no atraso na aquisição de vacinas, no descaso em relação à compra e fornecimento de oxigênio, respiradores e analgésicos para intubação”, afirma, em nota. “Mas tudo o que é ruim pode ser ainda pior num governo como este.”

Dilma lembrou que o programa – lançado no primeiro mandato do governo Lula, em 2004, e ampliado em seu governo – “chegou a fornecer medicamentos gratuitos a 30,4 milhões de brasileiros portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma”. “Atende principalmente pessoas de baixa renda, que, de outra forma, não teriam condições de tomar os remédios de uso contínuo necessários à sua sobrevivência”, observou a ex-presidenta.

No momento mais difícil

Segundo ela, o programa começou a ser reduzido “depois do golpe de 2016, no governo Temer, e está sendo levado à destruição por Bolsonaro”. Desde então, deixou de atender 10 milhões de pessoas. Só no ano passado, “mais 1,2 milhão de brasileiros perderam o direito à gratuidade dos medicamentos”. Agora, completou, o presidente mostra sua crueldade “justamente quando o povo mais precisa, pois o país vive sob os efeitos de uma pandemia que está matando 22 brasileiros por segundo”.

“Com este desprezo pela vida, Bolsonaro está negando medicamentos gratuitos a brasileiros que têm algumas das comorbidades mais perigosas para quem for contaminado pelo coronavírus”, afirmou ainda Dilma. “Milhões de pessoas com doenças crônicas serão obrigadas a procurar UPAs e hospitais públicos, arriscando-se ao contágio por um vírus que, no caso deles, significa perigo altíssimo de morrer. Isto acrescenta mais um ato no rol de atitudes deste governo que podem caracterizar genocídio”, concluiu.


Leia também


Últimas notícias