58 anos

Morre Major Olímpio, o terceiro senador vítima da covid-19

Ele foi diagnosticado há apenas 16 dias. Apoiava a vacina e era considerado um ex-apoiador de Bolsonaro

Jeferson Rudy/Agência Senado
Jeferson Rudy/Agência Senado
Ex-PM, deputado estadual e federal, Major Olímpio chegou ao Senado em 2019

São Paulo – O senador Major Olímpio (PSL-SP) morreu na tarde desta quinta-feira (18). Ligado à Polícia Militar paulista, o congressista de direita se encontrava internado em estado grave com covid-19. No último dia 2, ele informou ter sido diagnosticado. Estava desde o dia 5 na UTI do Hospital São Camilo, em São Paulo. Tinha 58 anos. É o terceiro senador que morre em consequência da covid. Antes dele, José Maranhão (MDB-PB), também ex-governador, em fevereiro, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ), em outubro.

“Nos últimos meses, o senador fez várias declarações a favor da vacinação como única forma de acabar com a doença”, lembrou a Agência Senado. Por outro lado, ele chegou a participar de ato, com aglomeração, contra o lockdown, Era casado e tinha filhos. A família pretende doar os órgãos. Líder do seu partido no Senado, Major Olímpio era considerado um ex-apoiador de Jair Bolsonaro.

Carreira na PM

O parlamentar chegou a participar de uma sessão do plenário diretamente do leito hospitalar. Foi no dia 3, quando ele criticou dispositivos sobre congelamento de salários dos servidores, contidos na chamada PEC Emergencial (PEC 186/2019). A morte foi anunciada em seu perfil no Twitter. “Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil”, diz o tuíte. Seu suplente é o empresário Alexandre Luiz Giordano.

Natural de Presidente Venceslau (SP), Sérgio Olímpio Gomes foi eleito senador em 2018. Entrou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1978 e atuou na PM até 2007, quando se elegeu deputado estadual. Teve uma reeleição e depois conseguiu mandato de federal, até ir para o Senado.


Leia também


Últimas notícias