Vergonha mundial

‘Maior genocídio da história do Brasil’, diz Lula sobre mortes por covid no governo Bolsonaro

Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, ex-presidente disse que Jair Bolsonaro deve pedir perdão às famílias dos 300 mil mortos

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

São Paulo – “Durante um ano ele não levou o vírus a sério e nos contou mentiras. Durante um ano ele provocou todos os que não concordavam com ele. Se tivesse um pouco de grandeza, ele deveria pedir perdão às famílias dos 300 mil mortos por covid e dos milhões de infectados.” A frase é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à revista alemã Der Spiegel, onde o líder petista não poupou críticas ao atual presidente Jair Bolsonaro. “Na terça-feira, 3.158 pessoas morreram por covid no Brasil. Este é o maior genocídio de nossa história. Nossa atenção não deve estar nas eleições do próximo ano, e sim na luta contra o vírus e na vacinação da população. Temos que salvar o Brasil do coronavírus”, destacou Lula.

O Brasil segue como epicentro da covid no mundo, com média diárias de novos casos por volta de 100 mil pessoas adoecidas. As vítimas brasileiras representam, nesta semana, um terço de todas as mortes pela infecção no mundo. Enquanto a comunidade internacional observa queda nos casos e vítimas, o Brasil segue no caminho oposto. Além do represamento de dados dos últimos dias, soma-se a isso uma intensa subnotificação, já que o Brasil testa pouco e mal. De acordo com cientistas, os números reais podem ultrapassar a casa dos 410 mil mortos.

Parar este homem

“Um presidente não pode saber tudo, mas ele (Bolsonaro) deveria ter a humildade de consultar pessoas que sabem mais do que ele”, disse Lula que voltou ao cenário eleitoral após decisão do Supremo Tribunal Federal, sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Na entrevista à Der Spiegel, Lula ressaltou o negacionismo de Bolsonaro, cobrando que o presidente deveria se reunir com cientistas, médicos, governadores e ministros de Saúde para traçar um plano para derrotar a covid. Lula disse que, mesmo agora usando máscara – o que Bolsonaro passou a fazer após entrevista coletiva em que o petista falou sobre o assunto –, o ex-capitão não leva a covid a sério. “Ele não acredita nas vacinas, gastou uma fortuna em um medicamento chamado hidroxicloroquina, embora tenha sido demonstrado que não servia”, criticou.

“É nossa responsabilidade, como brasileiros, parar este homem e restaurar a democracia no país. Nunca em nossa história tivemos um presidente tão irresponsável”, declarou Lula à Der Spiegel.


Leia também


Últimas notícias