'HISTÓRICO'

Discurso de Lula é destaque nas redes sociais: ‘Exemplo de liderança’ e ‘Incomparável a Bolsonaro’

Contraste do pronunciamento do ex-presidente com as habituais falas de Bolsonaro foi ressaltado por personalidades do mundo político e da mídia em geral

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Por mais de duas horas, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o presidente falou sobre a necessidade uma vacinação em massa contra a covid-19 e classificou o governo de Jair Bolsonaro de "desgoverno"

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista coletiva, nesta quarta-feira (10), e seu discurso foi destacado e elogiado nas redes sociais por jornalistas e diversas personalidade políticas. As falas do petista em defesa da ciência e de medidas sanitárias e de uma nova política econômica tiveram boa repercussão.

Leia a íntegra do primeiro discurso de Lula após anulação de condenações da Lava Jato

Por quase duas horas e meia, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o presidente falou sobre a necessidade de se empreender uma vacinação em massa contra a covid-19, classificou o governo de Jair Bolsonaro de “desgoverno” e celebrou a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todos os processos contra o ex-presidente, por fazer “prevalecer a verdade”.

O jornalista do UOL Kennedy Alencar afirma que o pronunciamento do derruba as simetrias feitas com Bolsonaro. “Quem gosta de comparar Lula a Bolsonaro tá com uma oportunidade de ouro para ressignificar a sua opinião a respeito da bobagem que diz. Lula faz discurso de estadista e de candidato a presidente que vai dar trabalho para derrubar. Até agora, impecável e com todos os recados”, disse, em seu perfil no Twitter.

O advogado e especialista em Saúde Pública Daniel Dourado acrescentou: “Lula é um gênio da política e o maior líder do Brasil. Não há como negar”.

Lula: incomparável com Jair

Ao se solidarizar aos familiares dos mortos pela covid-19, na contramão do presidente Bolsonaro, Lula viu seu discurso ser defendido por opositores políticos. O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, disse que não precisa ser um apoiador de Lula para entender a diferença dele para o atual presidente.

“Um tem visão de país; o outro só enxerga o próprio umbigo. Um defende a vacina, a ciência e o SUS; o outro defende a cloroquina. Um fundou um partido e disputou quatro eleições; o outro é um acidente da história. Tenho grandes diferenças com o Lula principalmente na economia, mas não precisa ser petista fanático para reconhecer a diferença entre o ex-presidente e o atual”, defendeu Maia.

“É sobre humanidade. Que diferença abismal meu Deus. Já tivemos um presidente que vivem a vida como um ser humano que sente empatia”, tuitou o professor e ativista da Coalizão Negra por Direitos Douglas Belchior.

O empreendedor social, comunicador independente e ativista negro Raull Santiago classificou a fala de Lula como “arrebatadora e lúcida, em meio a tanta injustiça vivida”. O elogio foi endossado pelo teólogo da PUC-RJ, ativista e escritor Ronilson Pacheco. “Concorde, discorde, aceite, critique. Mas Obama estava certo. Esse é o maior político da Terra. Leva a mal não”, tuitou.

Em outro momento, Lula falou sobre sua relação com líderes internacionais, como o Papa Francisco, o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, o atual presidente de Argentina, Alberto Fernandez, e até a budista Monja Cohen. O professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Oliver Stuenkel destacou outra diferença do ex-presidente com o atual. “Lula agradece a inúmeros líderes mundiais ao redor do mundo pela solidariedade. É para marcar contraste com Bolsonaro, que praticamente não tem aliados no exterior”, explicou.

Estadista

Com a decisão de Fachin, Lula está elegível e pode disputar a eleição presidencial de 2022. Além disso, a defesa do ex-presidente tenta comprovar na Suprema Corte a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro.

Durante o discurso, Lula criticou a atuação de parte da imprensa durante as investigações da Operação Lava Jato. Entretanto, as críticas não foram acompanhadas de ataques agressivos, como faz Jair Bolsonaro, o que também rendeu boas avaliações.

O advogado e fundador do Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), Joel Luiz, destacou este ponto. “Olha o que o Lula tá falando da imprensa. Que precisamos de um imprensa livre. Sem ataques bobos ou indiretas. Como algum jornalista consegue publicar um texto que iguala Lula a Bolsonaro?” questionou.

O jornalista Erick Krominski afirma que Lula não xingou ou ofendeu alguém em seu pronunciamento, “pelo contrário, já defendeu direitos de policiais, exército e evangélicos, num discurso absolutamente inclusivo e democrático”.

Discurso histórico de Lula

A entrevista coletiva também foi classificada como “histórica”. Além de ser marcada pela primeira fala do presidente após anulação de suas condenações, o pronunciamento foi destacado por abordar a crise econômica, o aumento do desemprego e ausência de políticas sociais na atual gestão.

O advogado Augusto de Arruda Botelho disse que “não tem como não achar o excelente discurso do Lula um fato histórico e importante para o país”. Já o deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) acrescentou que a fala “atesta que a história é de fato implacável, mentiras não se sustentam, apesar dos estragos que fazem e a farsa jurídica que condenou Lula foi a mesma que elegeu Bolsonaro”.

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que Lula não falou apenas para o Brasil, mas para o mundo todo. “Incrível como o presidente consegue se reinventar diante de cada pancada que já levou. Força, liberdade, esperança e acima de tudo, solidariedade”, destacou.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse acreditar que o discurso estabeleceu suas diferenças profundas do ex-presidente com o governo Bolsonaro. “Lula tem visão de país. O atual presidente não sabe o que fazer do país. Lula brilhou como nunca! Habilidade, generosidade e espírito de um grande líder que reúne as melhores condições para unificar o país”, celebrou.


Leia também


Últimas notícias