Aceno ao fascismo

Dallari: celebrar golpe de 1964 viola fundamentos do Estado de direito e da democracia

Pedro Dallari, ex-presidente da Comissão da Verdade contesta atos que celebram golpe

ARQUIVO NACIONAL
ARQUIVO NACIONAL
Governo Bolsonaro ficará marcado por ter lotado Comissão de Anistia com militares defensores do autoritarismo

São Paulo – A “comemoração” do golpe de 1964 nesta quarta (31) por parte de seus apoiadores, entre eles o presidente da República, será feita em meio a uma crise política e militar, após pressão do presidente para que as Forças Armadas se envolvessem em seu projeto político. Nesta terça, os comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha pediram renúncia conjunta por discordâncias severas do presidente da República. Todos reafirmaram que os militares “não participarão de nenhuma aventura golpista” encabeçada por Jair Bolsonaro. É nesse ambiente que o governo de Jair Bolsonaro planeja celebrar o golpe – que por 20 anos censurou, perseguiu, prendeu e executou opositores –, que completa 57 anos, após receber aval do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife.

Além disso, para o advogado e professor universitário Pedro Dallari, que presidiu a Comissão Nacional da Verdade, celebrar o golpe de 1964 vai contra os valores expressos na Carta Magna de 1988, da qual fez parte como deputado constituinte. “O Estado brasileiro é baseado no Estado democrático de Direito e todas as conduções dos órgãos estatais devem estar sintonizadas com essa ideia. O país se redemocratizou, criou uma nova Constituição Federal e fixou princípios para o Estado, como defensor da liberdade e dos direitos humanos. Portanto, isso vai contra a lógica da ditadura militar”, disse, em participação no Revista Brasil TVT do último domingo (28), da TVT (confira abaixo).

Pedro Dallari lembrou ainda que a Comissão da Verdade concluiu um relatório, em 2014, recomendando que celebrações oficiais pelo golpe de 1964 sejam proibidas. “Qualquer país do mundo tem partidos e segmentos de extrema direita e ultraconservadores. Esses grupos sociais podem defender seus interesses, porque é o preço da liberdade. O que não pode é o Estado assumir essas teses contrárias ao próprio fundamento da democracia”, acrescentou.

Assista


Leia também


Últimas notícias