IMAGEM BOLSONARISTA

Prisão de deputado Daniel Silveira repercute nas redes: ‘Pitbull fascista’

Parlamentar do PSL publicou vídeo contra ministros do Supremo e defendendo ações da ditadura civil-militar

Luis Macedo/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
Em seu video, Silveira usa palavras de baixo calão contra Fachin e outros ministros do Supremo, acusa-os de vender sentenças e sugere agredi-los

São Paulo – O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) teve sua prisão decretada, na noite desta terça-feira (16), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar bolsonarista foi levado em flagrante pela Polícia Federal por gravar e publicar um vídeo antidemocrático, onde ataca o Supremo e defende o AI-5 – decreto feito durante a ditadura civil-militar, em 1968, que suspendeu todas garantias constitucionais.

O parlamentar do PSL também é alvo de dois inquéritos na Corte: um apura a divulgação e incentivo aos atos antidemocráticos, realizados em abril de 2020, e o outro, sobre fake news contra o STF. Moraes é relator de ambos os casos, e a ordem de prisão contra o deputado bolsonarista foi expedida na investigação sobre notícias falsas.

A prisão de Daniel Silveira foi motivo de celebração nas redes sociais. O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) lembra que o bolsonarista foi preso por ameaçar e incitar a violência contra ministros do STF. “O deputado, que quebrou a placa de Marielle nas eleições de 2018 e defende um novo AI-5, é a imagem do banditismo bolsonarista que atenta contra a Democracia e o Estado de Direito”, tuitou.

‘Pitbull fascista’

O deputado Daniel Silveira foi preso em Petrópolis (RJ) e encaminhado à Superintendência da PF da capital fluminense. Na decisão, Alexandre de Moraes diz que chegou ao conhecimento do STF, nesta terça, o vídeo publicado pelo deputado em que “durante 19 minutos e 9 segundos, além de atacar frontalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal, por meio de diversas ameaças e ofensas à honra, expressamente propaga a adoção de medidas antidemocráticas contra o Supremo Tribunal Federal, defendendo o AI-5”.

Em seu video, Silveira usa palavras de baixo calão contra Fachin e outros ministros do Supremo, acusa-os de vender sentenças e sugere agredi-los. Moraes também determinou que o YouTube seja comunicado para providenciar o imediato bloqueio da publicação.

Com a prisão de Daniel Silveira, personalidades lembraram das ações violentas e antidemocráticas do parlamentar. Guilherme Boulos, ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, lembra que o bolsanarista fez sua fama quebrando a placa em homenagem à Marielle Franco, assassinada em 2018.

“Foi eleito deputado vomitando ódio e fakenews. Agora, após destilar seu veneno contra o STF e a democracia, o projeto de pitbull fascista Daniel Silveira é preso em flagrante pela PF. Foi tarde”, disse eu sua conta no Twitter.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) diz que Alexandre de Moraes agiu em defesa da Democracia. “O Supremo Tribunal Federal reagiu à agressão ao Estado Democrático de Direito e apologia ao AI-5. Este é o significado da prisão em flagrante do deputado apoiador da ditadura Daniel Silveira.”

Já Carlos Zarattini, deputado federal pelo PT-SP, defende que o debate sobre o futuro do parlamentar seja levado ao Congresso Nacional. “A Câmara dos Deputados vai ter que se posicionar sobre a prisão de Daniel Silveira. Vai ter que dizer se suporta um sujeito que quer destruir o sistema democrático e, portanto, destruí-la.”

A influência do bolsonarista Daniel Silveira é prejudicial. A diretora executiva da agência de checagem Aos Fatos, Tai Nalon, diz que o parlamentar é um dos mais vocais quando o assunto é desinformação nas redes sociais. “Ele esteve entre os principais disseminadores de mentiras em vários assuntos: covid-19, fraude nas urnas nas eleições passadas, ataques ao STF.”


Leia também


Últimas notícias