'Prioridades'

Novas mensagens sugerem ‘parceria’ entre Gabriela Hardt e membros da Lava Jato

Deltan Dallagnol menciona a criação de uma “planilha Google” na qual seriam relatadas as prioridades do órgão acusador para a juíza

Gibran Mendes-CUT PR/Reprodução Youtube/Antonio Cruz-ABr
Gibran Mendes-CUT PR/Reprodução Youtube/Antonio Cruz-ABr
""No auge do golpe, a LJ atuava nos bastidores e combinava movimentações com Juiz Moro no caso do Triplex e depois continuou combinando com a Juíza Gabriela Hardt no Caso de Atibaia", diz professora

São Paulo – Em petição enviada ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (12), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva traz novos diálogos entre integrantes da Lava Jato demonstrando o conluio entre procuradores e juízo. Em uma das conversas, o coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol fala sobre uma “combinação” com a juíza Gabriela Hardt.

O procurador menciona a criação de uma “planilha Google” na qual seriam relatadas as prioridades do órgão acusador, inclusive com a classificação de prioridade (1, 2 ou 3). O diálogo é de 19 de dezembro de 2018. A juíza condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal relativa ao sítio Santa Bárbara, na cidade de Atibaia, em 6 de fevereiro de 2019.

Leia também:

Lava Jato: procuradora falava em ‘atingir Lula na cabeça’ como prioridade

“Gente, importante: 1) Gabriela não sabe o que é prioridade. Há 500 processos com despacho pendentes e não sabe o que olhar. Combinei de criarmos uma planilha google e colocarmos o que é prioridade pra gente. Quem quiser que suas decisões saiam logo, favor criar e indicar os autos, prioridade 1, 2 ou 3 e Sumário ao lado, e me passar o link para eu passar pra ela”, diz a mensagem, mantida aqui a grafia original.

Imagem

‘Os dois processos devem ser anulados’

As revelações provocaram reações nas redes sociais. “No auge do golpe, a LJ atuava nos bastidores e combinava movimentações com Juiz Moro no caso do tríplex e depois continuou combinando com a Juíza Gabriela Hardt no caso de Atibaia. Não há processo, há uma combinação de atos nulos e viciados. Os 2 processos devem ser anulados”, disse a professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ Luciana Boiteux, em seu perfil no Twitter.

Na segunda-feira (8), a Carta Capital revelou outros trechos de diálogos sugerindo proximidade entre a juíza Gabriela Hardt e integrantes da Lava Jato. Em um deles, o procurador Athayde Costa, em mensagem enviada em 16 de novembro de 2018, às 23h57, dizia: “e Gabriela é faca na caveira demais Pedi uma decisao hj e ja saiu”.

Naquele dia, a juíza havia decretado o bloqueio de 20 milhões de reais de treze alvos da 56ª fase da Lava Jato, sequestrando ativos de 38 empresas ligadas aos investigados pela operação “Sem Fundos”.


Leia também


Últimas notícias