eleições em vista

Haddad e Lula já se articulam para a disputa presidencial em 2022

Haddad poderá ser candidato se STF não restituir os direitos políticos de Lula. Os dois devem retomar em breve agenda de viagens pelo país

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula e Haddad: eleições em 2022 serão oportunidade para país discutir candidaturas que defendam as classes trabalhadoras

São Paulo – O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad poderá ser o candidato do PT à presidência em 2022, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) não restitua os direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. Segundo a coluna, Lula e Haddad “pretendem retomar em breve viagens pelo Brasil, indo a alguns lugares juntos e fazendo também roteiros separados. Em fevereiro, Haddad deve ir a Minas Gerais”.

As primeiras viagens devem ter agendas mais restritas por causa da epidemia do coronavírus. A sinalização encerra as dúvidas sobre quem Lula apoiaria caso de não possa se candidatar.

A decisão final sobre os direitos políticos de Lula será do STF, que deve julgar, neste semestre, se o processo contra ele no caso do tríplex foi conduzido de forma parcial pelo ex-juiz Sergio Moro —e portanto deve ser anulado.

Em entrevista à TV 247 nesta quinta-feira (4), Haddad também falou sobre as eleições em 2022. Ele disse que aceitou ser candidato a presidente, a depender dos impasses em torno dos direitos políticos de Lula.

“Ele me chamou para uma conversa no último sábado e disse que não temos mais tempo para esperar”, disse Haddad ao jornalista Leonardo Attuch. “Ele me pediu para colocar o bloco na rua e eu aceitei”, afirmou Haddad, que disputou com Jair Bolsonaro o segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Fernando Haddad, no entanto, fez uma ressalva. Afirmou que, diante da evidente parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, espera que Lula recupere seus direitos políticos. “Caso isso ocorra, ele terá o apoio de todos nós”, afirmou.

Leia também:


Leia também


Últimas notícias