aprovação popular

Segundo turno em Fortaleza tem Sarto (PDT) eleito prefeito

Sarto contou com apoio das forças democráticas na capital cearense. A derrota de seu adversário representa mais um revés do bolsonarismo

divulgação
divulgação
Sarto fez uma campanha de frente ampla democrática, e conseguiu apoio do PT, PV, PCdoB, PSOL, Patriota e Solidariedade

São Paulo – Os eleitores de Fortaleza optaram por Sarto no segundo turno. O candidato do PDT disputou o pleito contra Capitão Wagner (Pros). Sarto obteve 51,69% dos votos válidos contra 48,31% do opositor, segundo o resultado oficial do TSE. O prefeito eleito dará continuidade ao trabalho de Roberto Cláudio (PDT), que governou a cidade por oito anos. As abstenções na cidade totalizaram 22,81%

Sarto confirmou o favoritismo revelado por diferentes pesquisas de intenções de votos que foram aplicadas na capital cearense. O candidato apoiado por Ciro Gomes, uma grande força política regional e nacional, é médico e tem larga experiência no setor público. Por oito mandatos consecutivos, atuou como deputado estadual no Ceará.

O pedetista fez uma campanha de frente ampla democrática, e conseguiu apoio do PT, PV, PCdoB, PSOL, Patriota e Solidariedade. Todos estes partido tiveram candidatura própria no primeiro turno. Wagner não construiu parcerias durante a disputa em segundo turno.

Já Capitão Wagner fez uma campanha ligada à extrema direita. Sua trajetória é vinculada ao bolsonarismo. Entretanto, como candidato, trabalhou para se distanciar do presidente. Bolsonaro carrega ampla rejeição na capital cearense, bem como nas maiores cidades do país. A postura de desleixo do presidente diante da pandemia de covid-19 e a profunda crise econômica que assola o país contribuem para a rejeição.

Mais uma derrota

Mesmo Capitão Wagner empenhado em se descolar do presidente, a propaganda não foi suficiente. Um dos fatores que marcou sua campanha foi a ligação com o motim de policiais neste ano no Ceará. A partir de ideologia ligada ao bolsonarismo, as forças policiais do estado promoveram, sem sucesso, uma fraca mobilização ilegal de motim.

Wagner declarou que não teve ligação direta com o levante ilegal, mas foi autor, na Câmara local, de um projeto de lei que concedia anistia aos envolvidos no movimento grevista.

Caminho vencedor

Por sua vez, Sarto já foi líder do governo de Cid Gomes no estado, com alta taxa de aprovação. O pedetista também atuou na Câmara como vice-líder do atual governador, Camilo Santana (PT). Sarto possui boa relação com a família Ferreira Gomes, que tem grande influência no estado, a partir de bons resultados obtidos em suas governanças.


Leia também


Últimas notícias