Capital do RS

Sebastião Melo (MDB) é eleito prefeito em Porto Alegre

Ele foi eleito com 54,58% dos votos válidos, contra 45,42% de Manuela D’Ávila (PCdoB)

Divulgação
Divulgação
Melo foi eleito na capital gaúcha numa das campanhas mais baixas do segundo turno

São Paulo – O deputado estadual Sebastião Melo (MDB) foi eleito o novo prefeito de Porto Alegre (RS). Ele venceu o segundo turno das eleições, com 54,58% dos votos válidos. Sua adversário, Manuela D’Àvila Sebastião Melo, ficou com 45,42% da preferência dos eleitores. Os votos em branco somaram 5,06% e os nulos, 5,81%, quando 97,79% das urnas haviam sido apuradas.

Ele terá como vice o vereador Ricardo Gomes. Em 2017, ele foi secretário de Desenvolvimento Econômico do atual prefeito Nelson Marchezan Junior, mas pediu demissão por discordar do aumento no IPTU.

Violência política contra candidatas é um ‘ataque a todas as mulheres’

No primeiro turno, no último dia 15, Melo havia ficado em primeiro, com 31,01% dos votos. Manuela ficou com 29%. Melo aglutinou a direita porto-alegrense ainda no primeiro turno. Ele contou com o importante apoio do ex-prefeito José Fortunati (PTB), que abriu mão de sua candidatura após ter sua chapa impugnada pela Justiça Eleitoral.

Ainda assim, disputou a liderança voto a voto durante a campanha do segundo turno, segundo as pesquisas. Manuela foi vítima de uma das campanhas mais baixas, com disseminação em massa de fake news, a maioria com teor machista e anticomunista.

Neste sábado (28), véspera da eleição, o site da emissora Band chegou até mesmo a publicar uma suposta pesquisa Datafolha que nunca existiu, trazendo Melo na liderança. Somente no primeiro turno, a Justiça Eleitoral retirou de circulação mais de 500 mil postagens mentirosas nas redes sociais contra ela. Ainda