Eleições paulistanas

Pesquisa Ibope em São Paulo: Boulos em segundo, com 16%. Covas tem 38%

Na sequência, França e Russomanno aparecem empatados 13%, em situação de empate técnico na vice-liderança

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Russomanno segue 'derretendo', Covas lidera, Boulos consolida e França cresce

São Paulo – Pesquisa Ibope sobre a disputa para a prefeitura de São Paulo, divulgada hoje (14), confirma a pesquisa Datafolha que saiu horas antes e mostra que Guilherme Boulos (Psol) está se consolidando em segundo lugar no pleito. O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) aparece com 16% dos votos válidos. O atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), está certo no segundo turno, com 38% dos votos válidos.

Na sequência, Márcio França (PSB) e Celso Russomanno (Republicanos), aparecem com 13%, em uma oscilação positiva do socialista e negativa do candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, há empate técnico entre Boulos, França e Russomanno.

Depois dos quatro aparecem Arthur do Val (Patriota), com 7%, e Jilmar Tatto (PT), com 6%. Brancos e nulos somaram 8% e eleitores indecisos são 4%. A pesquisa não registra oscilações significativas em relação ao levantamento anterior. Os demais candidatos: Joice Hasselmann (PSL): 3%; Andrea Matarazzo (PSD): 2%. Marina Helou (Rede) e Levy Fidelix (PRTB) marcaram 1%. Antônio Carlos Silva (PCO), Vera Lúcia (PSTU) e Orlando Silva (PCdoB) tiveram menos de 1%.

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos à prefeitura de São Paulo. Nesse quesito, o candidato Russomano, do Republicanos, fica na liderança com 45% de rejeição. Joice Hasselmann vem em seguida, com 26%. Depois vêm Boulos, com 23%; Jilmar Tatto, 21%; Bruno Covas e Levy Fidelix, 19% cada; Orlando Silva, 16%; França, Arthur do Val e Vera Lúcia, 14%; Andrea Matarazzo e Marina Helou, com 12%, e Antônio Carlos, 11%.

Nas simulações de um eventual segundo turno, o atual prefeito Bruno Covas venceria todos os possíveis adversários, segundo a pesquisa Ibope em São Paulo. Contra o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, o tucano venceria por 53% a 26%. Contra Russomanno, o resultado seria de 56% a 23%. A menor diferença se dá contra o candidato do PSB, Márcio França: 46% a 34%.

A pesquisa Ibope em São Paulo não realizou medições de votação espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.


Leia também


Últimas notícias