Corrida incerta

Datafolha no Rio de Janeiro mostra Paes com 40% dos votos válidos e Crivella com 18%

Delegada Martha Rocha tem 13%, empatada tecnicamente com Benedita da Silva, com 10%

Reprodução
Reprodução
Eduardo Paes está garantido no segundo turno. Crivella disputa com Benedita e Martha vaga no segundo turno se intensifica

São Paulo – Pesquisa Datafolha sobre as eleições do Rio de Janeiro mostram que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera com 40% dos votos válidos, com a disputa pelo segundo turno ainda acirrada, mas com o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) conseguindo uma pequena vantagem sobre suas concorrentes.

De acordo com o Datafolha, Crivella tem 18%, enquanto Martha Rocha (PDT) aparece com 13% e Benedita da Silva (PT) tem 10%, ambas em situação de empate técnico. Na sequência, Luiz Lima (PSL) tem 6%; Renata Souza (PSOL), 5%; Paulo Messina (MDB), 3%, e Bandeira de Mello (Rede), 2%.

De acordo com o levantamento, na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, mais de um quinto dos eleitores (23%) diz ainda não saber qual será o escolhido na urna. Já na pesquisa estimulada, são 27% o total de entrevistados que ainda ainda poder mudar o voto no dia 15 de novembro.

Pesquisa anterior

Na pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (12), Eduardo Paes tinha 34% das intenções de votos totais, consolidando liderança iniciada desde o primeiro levantamento do instituto no período eleitoral. Disputando a segunda colocação estavam Marcelo Crivella, com 14%, Delegada Martha Rocha (PDT), com 11%, e Benedita da Silva (PT), com 8%.

O levantamento mostrava ainda que Paes tinha crescido entre os que possuem renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos, indo de 28% para 41%, e entre os mais pobres, saltando de 27% para 33% no segmento. Benedita da Silva havia aumentado seu percentual entre que têm de 16 a 24 anos, indo de 7% para 16%.

Para a pesquisa divulgada neste sábado, o Datafolha entrevistou 1.880 eleitores entre os dias 13 e 14 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.


Leia também


Últimas notícias