caminho aberto

Manuela tem favoritismo superado em Porto Alegre mas segue para o segundo turno

Sebastião Melo (MDB) foi o mais votado da capital dos gaúchos. Segundo turno será disputado contra Manuela (PCdoB), que liderava pesquisas

divulgação
divulgação
Manuela levou 29% dos votos válidos. Ela terá como adversário Sebastião Melo (MDB), que avançou com uma pequena margem de vantagem, de 31,01% dos votos válidos

São Paulo – Com 100% das urnas apuradas, a eleição para a prefeitura de Porto Alegre será definida em segundo turno entre Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) . O resultado final alterou as tendências apresentada pelas pesquisas, que sempre apontaram Manuela com ampla vantagem sobre os demais concorrentes. No entanto, ela terminou o turno em segundo lugar, com 29% dos votos válidos, contra 31,01% alcançados pelo emedebista. Os votos brancos e nulos somaram 11%.

O atual prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan (PSDB), obteve 21,07% dos votos. Ele contou com o importante apoio do ex-prefeito José Fortunati (PTB), que abriu mão de sua candidatura após ter sua chapa impugnada pela Justiça Eleitoral. O impedimento veio por problemas com seu candidato a vice, André Cecchini (Patriota). Cecchini não teve tempo suficiente de filiação ao partido que representava em sua chapa, e teve sua candidatura indeferida por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

A cidade

Porto Alegre é a capital mais meridional do Brasil e conta com uma população de pouco menos de 1,5 milhão de habitantes. Estão aptos a votar em 2020 1.082.726 cidadãos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cidade possui um histórico de vanguarda democrática, sendo pioneira na aplicação de um orçamento participativo, que permite a intervenção direta da população em questões relacionadas aos gastos públicos.

Logo após a redemocratização, em 1985, a capital dos gaúchos elegeu uma série de oito prefeitos ligados à esquerda. Entre eles, cinco do PT. A posição progressista da cidade permitiu avanços civilizatórios que levaram a cidade a se consolidar como a capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A ONU elegeu Porto Alegre como a metrópole com melhor qualidade de vida do Brasil por três vezes. Do início da década de 1990 até 2010, a cidade também ostentou menor taxa de desemprego do país entre as capitais.

Outro ponto de destaque de Porto Alegre é o fato de a cidade ser sede do Fórum Social Mundial. Como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, o Fórum realizado na cidade gaúcha é realizado desde 2001 e conta com representantes de mais de 120 países em um dos maiores eventos de resistência ao capitalismo hegemônico do mundo.