Alagoas

JHC é eleito em Maceió e derrota candidato da família Calheiros

JHC (PSB), prefeito eleito de Maceió, tem como vice o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), figura marcante do cenário político local

divulgação
divulgação
JHC contou com uma aliança humilde na disputa; do PDT, de seu vice, e do PSDB

São Paulo – O segundo turno das eleições municipais de 2020 tem como vencedor João Henrique Holanda Caldas, o JHC em Maceió. A disputa pela chefia do Executivo na capital alagoana foi voto a voto contra Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). JHC obteve 58,65% dos votos, enquanto seu opositor, Mendonça (MDB), 41,35%. A capital alagoana teve 27,92% de abstenções.

JHC tem história na política alagoana. Em 2018, foi o deputado federal mais votado do estado. O prefeito eleito tem como vice outra figura marcante do cenário político local: o deputado federal, ex-prefeito da capital (1993-1996) e ex-governador por dois mandatos (1999-2006), Ronaldo Lessa (PDT).

Alfredo Gaspar de Mendonça, por sua vez, também apresentou sua relevância, refletida em sua votação expressiva. O candidato derrotado é ex-procurador de Justiça e disputou sua primeira eleição. À seu favor uma das maiores forças políticas do estado: a família Calheiros.

Mendonça foi apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB), ex-presidente do Senado, que possui força política histórica inquestionável, e por seu herdeiro, Renan Filho, governador de Alagoas. A consistência de sua candidatura ficou expressa também pela ampla aliança que o candidato reuniu no segundo turno. A coligação de Mendonça foi formada por nove partidos (MDB, PSC, PL, Avante, PRTB, PTC, PSD e Podemos).

Enquanto isso, JHC contou com a parceria do PDT, de seu vice, e do PSDB. A terceira colocada no primeiro turno, Valéria Correia (Psol), que obteve 3,55% dos votos, se manteve neutra e em oposição qualquer que fosse o eleito.


Leia também


Últimas notícias