Eleições 2020

Internado com covid-19, Maguito Vilela é eleito prefeito de Goiânia

Internado desde 30 de outubro, eleito em Goiânia está em UTI, com ventilação invasiva e fazendo hemodiálise no hospital Albert Einstein, em São Paulo

Divulgação
Internado em São Paulo, candidato foi sufragado por 277.497 eleitores

São Paulo – Apesar de estar internado com covid-19 desde 30 de outubro, Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito da capital de Goiás com 52,60% dos votos válidos, contra 47,40% de Vanderlan Cardoso (PSD). Ele está intubado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e foi recebeu 277.497 votos, contra 250.036 de seu oponente no segundo turno. Os votos brancos foram 4,26% e nulos, 9,86%. Vilela está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com ventilação invasiva e fazendo hemodiálise, segundo boletim médico de sábado (28).

Os dois candidatos no segundo turno em Goiânia disputavam o legado da gestão de Iris Rezende, que deixou muitas obras por terminar, disse o cientista político Flávio Sofiati após o primeiro turno.

O advogado Maguito Vilela já foi vereador, deputado estadual e federal, vice-governador, governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital de Goiás. Ele tem como vice o vereador Rogério Cruz (Republicanos), partido do senador e filho do presidente da República Flávio Bolsonaro. A legenda é ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo.

Com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, Goiânia é uma cidade planejada e foi erguida para ser a capital política e administrativa do estado.

Anápolis

Roberto Naves (PP) reelegeu-se prefeito de Anápolis, cidade situada a 50 quilômetros de Goiânia e a 140 do Distrito Federal. Ele chegou com grande vantagem sobre seu oponente, Antonio Gomide (PT), com 61,28% a 38,72%. Foram 101.349 votos contra 64.046, respectivamente. Os votos brancos foram 2,73% e os nulos chegaram a 5,81%.

A população de Anápolis é de 391.772 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  A cidade é conhecida por seu polo industrial, no qual se destaca a indústria farmacêutica, depois da instalação do Distrito Agroindustrial em 1976.