Pesar

Clóves de Castro, fundador do PT, morre aos 72 anos em São Paulo

Operário e um dos dirigentes do Partido Comunista do Brasil antes de fundar o PT, Clóves de Castro foi preso durante a ditadura pela Operação Bandeirantes

Reprodução
Reprodução
Clóves de Castro era figura sempre presente com sua banca de livros nos atos em defesa da democracia e do direito dos trabalhadores

Fórum*– O operário metalúrgico e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) Clóves de Castro morreu neste domingo (15), em São Paulo. Aos 72 anos ele foi vítima de câncer. A informação foi confirmada por Gilberto Maringoni durante a cobertura da apuração dos votos das eleições.

Clóves de Castro foi operário metalúrgico dos 14 aos 17 anos. Mais tarde, tornou-se funcionário público. Na década de 1950, entrou para o Partido Comunista Brasileiro (PCB), do qual foi dirigente distrital e municipal.

Em 1967, rompeu com o PCB e ingressou na Ação Libertadora Nacional (ALN). Quando estava entrando na clandestinidade, em dezembro 1969, foi preso e levado à Operação Bandeirantes (Oban). Ficou 30 dias numa cela forte. Foi levado ao Dops e depois para os presídios Tiradentes e Carandiru, onde permaneceu até 1971.

Libertado, continuou seu trabalho político e voltou para a fábrica, onde teve atuação relevante na Oposição Metalúrgica de São Paulo, representada por ele no Comitê Brasileiro de Anistia. Participou da fundação do jornal Luta Sindical. Era figura atuante na militância e sempre presente, inclusive na tarefa de livreiro, nos atos em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

*Reportagem de Plinio Teodoro