Debate em Diadema

Filippi, do PT, fala de seus avanços na prefeitura de Diadema e Taka, do PSD, quer a ‘volta para o futuro’

À frente nas pesquisas, candidato petista quer revitalizar quarteirão da saúde e criar outros dois para a educação. O do PSD promete transparência e gestão para “pessoas de bem”

Prefeitura de Diadema
Prefeitura de Diadema
Fundação Florestan Fernandes, centro público de formação profissional entregue na primeira gestão de José de Filippi, em 1996, é também referência para propostas de seu oponente

São Paulo – Um candidato com projetos para apresentar, outro que coloca o foco no futuro. E ambos atacando a gestão atual de Lauro Michels (PV). Assim pode ser resumido o debate entre os candidatos para a prefeitura de Diadema, José de Filippi Júnior (PT) e Taka Yamauchi (PSD). O encontro, na noite dessa segunda-feira (23) foi promovido pela TVTRádio e Rede Brasil Atual em parceria com a Uninove, seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e UOL. Ex-prefeito da cidade por três mandatos (eleito em 1992, 2000 e 2004), Filippi e sua vice, a empresária e professora Patrícia Ferreira (PT), largaram na frente no primeiro turno, com 45,65% dos votos. Taka, que foi secretário de Obras em Ribeirão Pires em 1997, e sua vice, Maria do Socorro (MDB), líder de uma ONG de inclusão social, alcançaram 15,42%.

Neste debate, os candidatos à prefeitura de Diadema responderam a perguntas formuladas por jornalistas, convidados e também as que fizeram entre si. Esse último bloco foi o que levou a mais embates entre Filippi e Taka. Desde acusações de corrupção, passando por fake news e ironias diante da derrota do PT nas demais cidades da região do ABC paulista.

Fillipe (PT) teve 45,6% dos votos no primeiro turno. Taka (PSD), 15,4% (Reprodução/TVT)

O mais importante

“Sabemos que o PT é passado, perdeu em todo lugar. Você quer trazer essas pessoas (do partido) para um cabide de emprego?”, questionou Taka. A resposta de Filippi foi direta: “Nós ganhamos o lugar mais importante, Diadema. Quem está me ajudando é gente que ajudou a construir essa cidade. Estamos muito preparados para enfrentar o desafio que esse atual governo deixou. Quando você foi candidato emprestou seu vice para ser secretário do atual prefeito. Esse governo te apoia, você representa a continuidade do que está aí”, comparou. Taka contra-atacou classificando de fake news a fala de Filippi e dizendo que o ex-prefeito faz parte de um passado que “a gente tem vergonha”.

A operação Lava Jato também foi destaque nessa parte mais bélica do debate. Filippi disse que Taka usa a Lava Jato para atacá-lo – o ex-prefeito foi vítima de condução coercitiva em 2016 sem sequer ser denunciado ou indiciado. “Mas o presidente de seu partido, Gilberto Kassab é citado na Lava Jato”, afirmou o petista. “Ele é político corrupto?”, questionou. Taka deu voltas, mas não respondeu à questão.

Apesar de classificar as gestões de Filippi à frente da prefeitura de Diadema como um passado a ser esquecido, as propostas de Taka mencionaram equipamentos públicos criados nos tempos das prefeituras petistas, como a Fundação Florestan Fernandes. E Filippi apontou essa “incoerência”.  “Ataca o PT, mas utiliza em seu programa de governo conquistas que tivemos ao longo de seis mandatos”, disse, acusando Taka de atacar o eleitor de Diadema, quando tenta diminuir o PT. “É como se (os eleitores de Diadema) não soubessem o que é melhor para eles. Nosso legado é muito importante e a partir daí podemos olhar o presente e o futuro”, lembrou Filippi.

Íntegra do debate


Problemas a superar

Para o candidato petista, o principal problema a ser enfrentado em Diadema é a saúde. Agravada, segundo ele, pela ausência do atual prefeito no enfrentamento da situação. “Fui prefeito três vezes e naquele tempo até a população vizinha vinha ser atendida na nossa cidade. Agora é o contrário”, lamentou, detalhando que pretende começar sua atuação na área pelas Unidades Básicas de Saúde. “Atitude de enfrentar o problema mês a mês, junto com os funcionários. O Quarteirão da Saúde vai voltar a funcionar, já foi orgulho para nós”, disse, relatando seu contato com cidadãos que reportam espera de um ano e meio para conseguir fazer exames mais específicos, que reclamam de falta de médico, de gaze para curativo. Além de melhorar o acesso a exames médicos, a hospital dia e dar outro espaço para o hospital municipal, Filippi fala em usar a tecnologia a favor da saúde, com prontuários eletrônicos.

Já Taka avalia que Diadema sofre não só do problema da saúde, mas da falta de segurança. “Isso assusta o morador de bem, que sai do trabalho e tem a sensação de ser assaltado a qualquer momento”, afirmou. O candidato também citou eleitores que pediram prioridade para uma gestão integrada, com uso de inteligência, de tecnologia. “Guarda municipal, voltar a ronda escolar, a ronda comunitária, a ronda ostensiva, para proteger o cidadão de bem, a pessoa de família”, disse, criticando ainda o “pancadão que assola a cidade, um verdadeiro câncer”. E afirma que vai resolver, “não com jato d’água, mas dando opção de cultura e lazer”. 

Defesa da vida

Ambos os candidatos defenderam o Consórcio Intermunicipal (entre as sete cidades que compõem o Grande ABC) como forma de gestão na prefeitura de Diadema. Para Taka, o bom relacionamento que mantém com os governos estadual e federal vai ajudar a trazer mais recursos para o município. Filippi lembra que viveu situações diversas: foi prefeito enquanto o país tinha presidentes que conheciam Diadema e outros que nem sabiam onde ficava. “Governadores mais ou menos amigos. O que me guiava era a defesa dos interesses de nossa cidade. E assim não erro.”

A pandemia do novo coronavírus perpassou pelo debate quando o tema foi a volta às aulas. Filippi garantiu que fará a defesa da vida. “A atual gestão fez muito pouco pelos agentes econômicos, comerciantes, transportadores escolares. Nossa equipe de saúde ficou praticamente sem equipamentos de proteção individual, não fez hospital de campanha. Nós vamos ouvir os especialistas. Vamos debater com a comunidade, com as escolas. Mas não podemos brincar com a vida. Vamos seguir especialistas, cientistas, quem entende”, disse, lembrando as dificuldades dos alunos sem acesso à internet. “Com o (programa) Diadema Conectada isso vai mudar. Percebemos a dificuldade e vamos dar apoio aos jovens.”

Para Taka, 2020 mostrou quanto a saúde é importante. “Diadema fez muito pouco. Um reflexo do que foi essa gestão nos últimos oito anos. Nosso movimento do bem já lançou campanha para que crianças tivessem a merenda mesmo fora de casa”, lembrou. De origem oriental, Taka destacou que o Japão se transformou através da educação. “E sabemos o quanto é importante na vida de cada um. Temos essa preocupação, claro, mas precisamos de uma ampla discussão na sociedade. Vamos acolher esse problema e vamos resolver”, cravou, lembrando também da importância da tecnologia “para que o jovem tenha educação voltada para o futuro”.

Parcerias

A parceria com universidades no atendimento à população em parceria com o SUS também foi defendida por ambos os candidatos à prefeitura de Diadema. Taka disse que governar é priorizar. “O SUS tem importância muito grande. E o morador pode ter certeza da parceria público-privada que vamos buscar em todo momento. Cooperação com universidades para a cidade que precisa de profissionais com competência para dar atendimento à família de bem. Nosso compromisso vai além o hospital infantil que fechou, de promover uma saúde do bem.”

Filippi considera que a saúde precisa de todos os recursos disponíveis. “Não só recurso financeiro. Temos equipamentos de saúde, como as UBS, relegados. Um espaço importante para a formação de profissionais. Fico muito feliz de ter sido o prefeito que mais dentistas contratou. Quando deixei de ser prefeito, Diadema tinha melhor índice de saúde bucal que São Caetano, que tem renda per capita três vezes maior”, lembrou, relatando que pretende criar uma rede de proteção para fazer com que o SUS volte a funcionar como funcionou. “Quem fechou a UTI pediátrica foi o atual governo que está apoiando meu adversário.”

Emprego

O ex-prefeito Filippi avisou que a criação de empregos será obsessão da sua administração caso vença o segundo turno da eleição para a prefeitura de Diadema no domingo, 29. “Não vamos ficar de braços cruzados vendo as empresas indo embora. Não podemos perder essa condição do ABC de ser uma região industrial. E Diadema tem condição estratégica, com diversas cadeias produtivas, mais de 1.200 indústrias. Vamos dar incentivo para esse conjunto de indústrias, para tirar Diadema dessa situação. Vamos dar apoio ao pequeno empreendedor, com um banco de desenvolvimento municipal.”

Taka afirmou que é um empreendedor e sabe criar empregos. “Através do desenvolvimento econômico há geração de emprego. E assim saúde humanizada, segurança. Nesse momento de dificuldade, temos de ter pulso firme. Chega de olhar para o passado. Quem dirige pelo retrovisor bate o carro”, disse, citando também a Fundação Florestan Fernandes, de cursos profissionalizantes, criada na década de 1990 pelos governos petistas. “Vamos utilizar a Florestan Fernandes, capacitar nossos jovens, investir na economia criativa, startups, promover educação profissionalizante. O que não funcionava no passado, vai funcionar na nossa gestão.”

Moradia

Sobre o déficit habitacional no município, Taka prometeu: “Não faltarão esforços, através do núcleo de gestão integrada para buscar recursos no governo estadual e federal”. Para ele, moradia é dignidade. “E temos essa proposta de resgatar a dignidade de cada um. Entendemos pessoas de bem que precisam de moradia. Há pessoas mal-intencionadas que promoveram a invasão de terrenos. Vamos colocar propostas para que você possa ter sua casa. E fazer a regularização fundiária que nunca foi realizada. Empenho trabalho, transparência e verdade para trabalhador e a pessoa de bem. Chega de passado, agora é futuro.”

Filippi falou sobre suas visitas aos núcleos habitacionais em que se ampliou o número de barracos. “Famílias que deveriam ter sido contempladas por investimentos. Esse prefeito atual colheu o que foi plantado há muitos anos, nas nossas gestões. Vamos voltar a buscar parceria com os movimentos de moradia da cidade. Prioridade para recuperar os núcleos habitacionais onde moram milhares de pessoas da nossa cidade.”


Leia também


Últimas notícias