Momento de decisão

Eleições 2020, o direito à informação e ao voto consciente

Saúde, transporte, habitação, crise econômica, cultura, educação, cidadania. O único caminho para tudo isso é a democracia. Informe-se, vote consciente e valorize-a

TSE
TSE

São Paulo – Nas últimas semanas, a RBA publicou diversas reportagens a respeito de assuntos que interessam diretamente aos cidadãos, que exercerão neste domingo (15) de eleições municipais 2020 o direito de eleger os vereadores e vereadoras, prefeito ou prefeita, para representar seus interesses nos próximos quatro anos. Em especial na cidade de São Paulo. São reportagens produzidas pela equipe da RBA e também compartilhadas em parceria com a equipe do Brasil de Fato.

Elas tratam de problemas sentidos pelas pessoas no seu dia a dia, e alguns nem sequer percebidos como de responsabilidade da prefeitura. São assuntos ligados a saúde, transporte coletivo (e individual), habitação, enfrentamento da crise econômica, cuidados básicos com as coisas da cidade, políticas de cultura, educação, assistência social, meio ambiente, saneamento básico e a forma como a administração se relaciona com seus munícipes, organizados ou não, e os trabalhadores do serviço público.

Nosso jornalismo tem como objetivo fazer um contraponto àquele praticado pela chamada “grande” imprensa. Aquele visto nas emissoras de rádio e TV e grandes portais que finge imparcialidade, mas que de maneira não transparente elege um candidato para favorecer. Assim fizeram com Jair Bolsonaro (então PSL) e João Doria (PSDB) em 2018, e o fazem agora com Bruno Covas (PSDB) – três modelos de gestores de cujas ideias nosso jornalismo é assumidamente crítico.

O contraponto é necessário como forma de levar aos cidadãos uma visão diferente de mundo. Os meios tradicionais de comunicação costumam desconstruir o serviço público.


Prefeitômetro para as eleições 2020

O Brasil de Fato criou uma plataforma para ajudar o eleitor a encontrar candidatos que combinam com sua opinião em diversos temas. Confira como é prático.


Visite o acervo completo da RBA sobre as eleições 2020.


Visite também a página de reportagens do BdF sobre as eleições 2020


TSE reage a onda de ‘fake news’ sobre urnas eletrônicas

A RBA – em conjunto com a TVT, a Rádio Brasil Atual e agora em nossa incipiente parceria com o Brasil de Fato – defende a valorização de quem atende as pessoas na ponta. E é crítica das terceirizações que substituem os concursos por indicações. E também de “parcerias” com empresas e organizações que põem seus interesses privados – e o lucro – à frente da dignidade das pessoas.

A imprensa comercial costuma defender as privatizações e demonizar o papel do Estado, e consideram direitos sociais e trabalhistas como “custos”. Nós consideramos que os setores estratégicos da economia devem ser de controle público por serem instrumentos de estímulo ao desenvolvimento e à criação de empregos. E que quando há crescimento sustentável com distribuição de renda, o trabalho decente e os direitos não são “custos”. Na verdade, são formas de democratização do acesso à qualidade de vida, à esperança, à oportunidades e ao direito de fazer planos para hoje e para o futuro. Porque, se não for para isso, o desenvolvimento não tem sentido.

São diferentes visões de cidade, de país e de mundo, que devem compor o direito de escolha das pessoas. Mas para que possa definir democraticamente suas opções, no dia a dia e na hora de votar, o cidadão precisa estar bem informado. Estamos aqui, com resistência e esperança, fazendo nossa parte para isso

São estes alguns dos assuntos sobre os quais recomendamos ao leitor refletir antes de ir à urnas para decidir o destino de seu voto nestas eleições municipais de 2020. Se até agora, em meio a tantas preocupações, não deu tempo para isso – mas o leitor ainda está interessado em pesquisar – aqui vai uma coleção de links para ir direto ao ponto de seu interesse.

Saúde

Gestão pública

Trabalho, renda e combate à desigualdade

Mobilidade

Educação

Habitação

Ambiente e saneamento

Cultura

Assistência social

Cidadania