Espírito Santo

Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) decidirão eleição de Vitória

Delegado Pazolini abriu vantagem enquanto João Coser ficou a menos de 1 ponto percentual à frente do terceiro colocado

al.es.gov.br / reprodução
al.es.gov.br / reprodução
Delegado Pazolini é apoiado pelo bolsonarismo enquanto ex-prefeito João Coser recebe apoio do campo progressista

São Paulo – A eleição para a prefeitura de Vitória será definida em segundo turno, no dia 29. Delegado Pazolini (Republicanos) e sua vice, a Capitã Estéfane, alcançaram 30,95%. Em segundo, João Coser (PT), ex-prefeito de Vitória por dois mandatos (2005-2012), o bacharel em Direto João Coser e sua vice, a presidenta do PT, Jackeline Rocha, receberam 21,8%% dos votos. Já Fabrício Gandini e seu vice, o vereador Nathan Medeiros (PSL), tiveram 21,12% dos votos. Graduado em Direito, Gandini é deputado estadual.

Capitão Assumção (Patriota) teve 7,2%, Mazinho (PSD), 6,65%., Neuzinha (PSDB), 4,6%; Sérgio Sá (PSB), 4,15%, e Coronel Nylton (Novo), 1,7%. Gilbertinho Campos (Psol), Namy Chequer (PCdoB), Eron Domingos (PRTB), Fábio Louzada (MDB), Raphael Furtado (PSTU) e Halpher Luiggi (PL) tiverma menos de 1%. Votos brancos e nulos somaram 9,6%. As abstenções chegaram a 25,45% na eleição para a prefeitura de Vitória.

Cidade portuária

A capital do Espírito Santo tem 363 mil habitantes (IBGE) e é apenas a quarta cidade mais populosa do estado. Vitória conta com o quinto maior Índice de Desenvolvimento (IDH) entre os municípios brasileiros e já foi considerada pela ONU a segunda melhor cidade para se viver no Brasil.

A economia local é voltada para as atividades portuárias, comércio, indústria, turismo de negócios. Dois dos mais importantes portos do país estão na cidade: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Também sedia a Vale, antiga Companhia Vale do Rio Doce.


Leia também


Últimas notícias