Terra de Dino

Eduardo Braide, do Podemos, é eleito prefeito de São Luís do Maranhão

Disputa acirrada manteve Duarte Júnior, do Republicanos, em segundo lugar com 55,63% dos votos. Braide recebeu 44,47%

Reprodução
Reprodução
Eduardo Braide é o novo prefeito de São Luís do Maranhão

São Paulo – O novo prefeito de São Luís do Maranhão é Eduardo Braide, do Podemos. O advogado e deputado federal recebeu 55,63% dos votos, ao lado de sua vice, a professora e policial militar Esmênia Miranda (PSD). O deputado estadual, advogado e professor universitário Duarte Júnior, do Republicanos, não conseguiu ultrapassar Braide e permaneceu com o segundo lugar alcançado no primeiro turno. Ele e sua vice, a advogada Fabiana Vilar (PL), tiveram 44,47% dos votos. 

Votos em branco somaram 2,35% e nulos 3,79%. As abstenções chegaram a 25,85% dos votos.

Braide nasceu em São Luís, em 12 de janeiro de 1976. Casado e pai de três filhos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Sua carreira pública começa em 2005, quando é nomeado diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Maranhão (Caema). Entre 2009 e 2010 foi secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, quando foi eleito deputado estadual pelo PMN, reeleito em 2014. Dois anos depois, concorreu pela primeira vez nas eleições para a prefeitura da capital maranhense, mas perdeu no segundo turno para o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Em 2018, Eduardo Braide foi eleito deputado federal. 

Projetos

O novo prefeito promete fomentar medidas para o trabalho e renda nas comunidades, levar lazer aos bairros. Também se comprometeu em assegurar empregos dos prestadores de serviços e terceirizados na Prefeitura. Braide quer criar o Hospital Municipal Veterinário e a Agência de Proteção Animal. O objetivo será fiscalizar e multar que cometer maus tratos aos bichos. Um Fundo de Proteção Animal receberá os recursos arrecadados pela agência para a manutenção da unidade de saúde animal.

Seu compromisso, afirma, é com uma gestão técnica que colocará as pessoas nos lugares certos. Promete reabrir o Centro de Arte Japiaçu, o Teatro da Cidade, o Circo Escola Nelson Brito, e criar um calendário anual de ações na área da cultura. Também pretende construir um Parque Tecnológico para incentivar o empreendedorismo entre os jovens. Também implementar o programa Escola Conectada para garantir acesso à tecnologia aos estudantes da rede municipal.

Braide também assumiu melhorar as condições de trabalho para o funcionalismo public. Seu plano de governo prevê ainda a construção de uma maternidade na Cidade Operária, a reabertura da Maternidade Nazira Assub, na Zona Rural e zerar as filas para consulta e exams, com a criação de Clínicas da Saúde.

Patrimônio da humanidade

Com população de 1,108 milhão de habitantes, São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses. Seu belíssimo centro histórico foi declarado patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco, em 1997. A capital maranhense conta com cerca de 700 mil eleitores.

Tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais da região Nordeste do Brasil: 0, 768. A posição geográfica privilegiada ajudou a desenvolver um forte setor industrial das mais diversas áreas. Seu litoral está estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores como Europa e Estados Unidos. Os produtos são escoados pelo Porto de Itaqui, o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados no país.


Leia também


Últimas notícias