Capital do Maranhão

Braide e Duarte Júnior estão no segundo turno da eleição para prefeitura de São Luís

Candidatos do Podemos e do Republicanos vão disputar a prefeitura no dia 29

Reprodução
Reprodução

São Paulo – A eleição para a prefeitura de São Luís será definida entre Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos). Advogado e deputado federal, Braide saiu na frente, com 37,8% dos votos. Ele já foi deputado estadual por dois mandatos. Sua vice é a professora e policial militar Esmênia Miranda (PSD). Já Duarte Júnior tem como candidata a vice-prefeita a advogada Fabiana Vilar (PL): tiveram 22,15% dos votos. Advogado e professor universitário, exerce seu primeiro mandato como deputado estadual e foi presidente do Idec entre 2015 e 2018. Empresário do agronegócio, o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), e sua vice, a assistente social Luzimar Lopes (PDT), ficaram em terceiro, com pouca diferença para o segundo colocado: 16,24% dos votos. Neto foi secretário de Desenvolvimento Social do governo Flávio Dino, em 2015.

A disputa contou ainda com os candidatos Rubens Júnior (PCdoB), que recebeu 10,6% dos votos; Bira do Pindaré (PSB) com 4,4%; Silvio Antônio (PRTB), 3%; Jeisael Marx (Rede), 2,6%. As abstenções chegaram a 20,9% na eleição para a prefeitura de São Luís do Maranhão. Brancos e nulos somaram 7,5%.

Patrimônio da humanidade

Com população de 1,108 milhão de habitantes, São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses. Seu belíssimo centro histórico foi declarado patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco, em 1997.

Tem o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais da região Nordeste do Brasil: 0, 768. A posição geográfica privilegiada ajudou a desenvolver um forte setor industrial das mais diversas áreas. Seu litoral está estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores como Europa e Estados Unidos. Os produtos são escoados pelo Porto de Itaqui, o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados e bem estruturados no país.


Leia também


Últimas notícias