Capital da Bahia

Bruno Reis é eleito prefeito de Salvador com mais de 60% dos votos

Eleição para a capital baiana foi decidida no primeiro turno, já que candidato do DEM recebeu mais da metade dos votos válidos

Reprodução
Reprodução
Atual vice-prefeito de ACM Neto, Bruno Reis foi eleito em primeiro turno

São Paulo – Com 70% das urnas apuradas, já é possível afirmar que Bruno Reis (DEM) foi eleito à prefeitura de Salvador neste domingo (15). Ele e sua vice, Ana Paula Matos (PDT), tinham 63,61% dos votos e assim definiram o pleito já no primeiro turno. Em segundo lugar, com 18,82% dos votos, ficaram a Major Denice Santiago (PT) e sua vice, Fabíola Mansur (PSB).

Natural da cidade de Juazeiro, Bruno Reis tem 43 anos e é o atual vice-prefeito de Salvador, na gestão de Antônio Carlos Magalhães Neto. Em 2010 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, com mais de 55 mil votos. Reeleito em 2014, recebeu quase 90 mil votos. Deixou o cargo para assumir a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, 2015. E, em 2019, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador.

Professora, advogada e administradora, Ana Paula Matos era secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza. Deixou a pasta em agosto para assumir a candidatura de vice-prefeita ao lado de Bruno Reis.

Concorreram ainda à eleição em Salvador, Cezar Leite (PRTB), que tinha 5,09% dos votos com 70% das urnas apuradas; Pastor Sargento Isidório (Avante), tinha 5,08%; Olívia Santana (PCdoB), 4,79%. Hilton Coelho (Psol), tinha 1,50%; Bacelar (Podemos), com 0,91%. Celso Cotrim (Novo), 0,14% e Rodrigo Pereira (PCO), 0,04%. Votos brancos somavam 3,31% e nulos, 9,38%. As abstenções chegavam a 26,88% com 70% das urnas apuradas na eleição em Salvador.

Maior carnaval

Com 2,886 milhões de habitantes, Salvador é destino turístico reconhecido mundialmente por sua música, gastronomia, pela arquitetura e paisagens naturais. Centro da cultura afro brasileira, é uma das mais antigas cidades da América, fundada em 1549.

O município mais populoso do Nordeste é também o centro econômico do estado da Bahia. Além de cidade portuária, abriga uma grande refinaria de petróleo, um polo petroquímico, centros de abastecimento e galpões industriais. O carnaval de Salvador é considerado o maior do mundo e atrai milhares de turistas todos os anos.