No Acre

Bocalom (PP) e Socorro Neri (PSB) vão ao segundo turno da eleição em Rio Branco

Eleição em Rio Branco, capital do Acre, dividiu-se entre ex-prefeito, professor universitário, e a atual prefeita que vão ao segundo turno no dia 29

Reprodução
Reprodução
Socorro Neri e Bocalom vão disputar no dia 29 a prefeitura de Rio Branco, capital do Acre

São Paulo – Tião Bocalom (PP) e Socorro Neri (PSB) vão disputar no dia 29 o segundo turno da eleição para a prefeitura de Rio Branco, no Acre. O professor universitário e ex-prefeito, de 67 anos, teve 49,58% dos votos válidos. Sua vice é a ex-deputada federal Marfisa Galvão (PSD). A atual prefeita, Socorro Neri, doutora em educação, e seu vice, o advogado Eduardo Ribeiro (PDT), tiveram a preferência de 22,68% dos votantes.

Minoru Kinpara (PSDB) ficou em terceiro com 14,62% dos votos. O advogado Roberto Duarte (MDB) recebeu 6,97% dos votos. Daniel Zen (PT) chegou a 4,01%. Jarbas Soster (Avante) ficou com 1,29% e Jamyl Asfury (PSC), 0,85%. Votos brancos somaram 1,80% e nulos, 3,18%. As abstenções chegaram a 27,23% na eleição para prefeitura de Rio Branco.

A mais ocidental

A capital mais ocidental do Brasil, Rio Branco tem pouco mais de 407,3 mil habitantes e pouco mais de 256 mil eleitores. É a sexta mais populosa da região Norte do Brasil e tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,754, considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na educação, esse índice chega a 0,860 – o do Brasil é 0,849.

Com o maior PIB do estado do Acre, a capital é um dos principais centros financeiros da região e vê o agronegócio se expandir como um dos principais eixos de sua economia. A cidade conta com a maior malha cicloviária proporcional por habitante do Brasil.


Leia também


Últimas notícias