Grande São Paulo

Elói Pietá e Guti vão ao segundo turno da eleição em Guarulhos

Ex-prefeito petista recebeu 32,24% dos votos na eleição para a prefeitura, e o atual mandatário ficou com 45,66% na cidade de quase 1,4 milhão de habitantes

Divulgação
Divulgação
Ex-prefeito do PT (esq.) disputa com atual mandatário no próximo dia 29 de novembro

São Paulo – A eleição para a prefeitura de Guarulhos será definida em segundo turno, no próximo dia 29. E promete ser quente. Com 99,51% das urnas apuradas, o atual prefeito, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), saiu na frente no primeiro turno. O atual mandatário obteve 45,66% dos votos válidos. O ex-prefeito Elói Pietá (PT), que será seu adversário, teve 32,24%.

Guti é empresário, foi vereador e o mais jovem prefeito da história de Guarulhos. O atual vice-prefeito, Alexandre Zeitune (Rede), rompeu com Guti e apoia a candidatura de Elói Pietá. Professor e advogado, Pietá foi vereador e deputado estadual. Esteve à frente da prefeitura da cidade da Grande São Paulo de 2001 a 2008.

Há um mês, a candidatura de Elói era uma das mais promissoras no campo da centro-esquerda em capitais ou cidades importantes do país, que demonstravam fôlego nas pesquisas para chegar ao segundo turno.

Grande São Paulo

Com quase 1,4 milhão de habitantes (IBGE), Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo. É considerada a 12ª cidade mais rica do país, com um PIB da ordem de R$ 53,9 bilhões de reais, o que representava mais de 1% de todo Produto Interno Bruto brasileiro em 2016.

Grandes indústrias estão instaladas em Guarulhos, que tem grades centros de logística, transporte e distribuição. Guarulhos também sedia o Aeroporto Internacional de Cumbica, o principal e o mais movimentado do Brasil.