Capital de Goiás

Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso disputarão prefeitura de Goiânia

Candidatos do MDB e do PSD vão para o segundo turno no dia 29. A petista Adriana Accorsi ficou em terceiro lugar

Reprodução
Reprodução
Confirmando as pesquisas de intenção de voto, Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso vão disputar segundo turno em Goiânia

São Paulo – A eleição para a prefeitura de Goiânia será definida em segundo turno, no dia 29. Seguem na disputa Maguito Vilela (MDB), que teve 36,02% dos votos, e Vanderlan Cardoso (PSD), com 24,67%. O advogado Maguito Vilela já foi eleito vereador, deputado estadual e federal, vice-governador, governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital de Goiás. Seu vice é o vereador Rogério Cruz (Republicanos). Já Vanderlan Cardoso é empresário. Foi eleito senador nas últimas eleições com mandato até 2026. Por dois mandatos (2005 e 2010) foi prefeito de Senador Canedo (2005 e 2010), também região metropolitana de Goiânia. Seu vice é o empresário Wilder Morais (PSC).

A terceira colocação na eleição para a prefeitura de Goiânia, com 13,39% dos votos, ficou com a delegada de Polícia Civil Adriana Accorsi, que é deputada estadual (PT). Seu vice, o professor Pedro Wilson (PT), já foi vereador em Goiânia, deputado federal por Goiás, além de ter sido prefeito da capital entre 2001 e 2004.

Concorreram ainda à eleição Gustavo Gayer (DC), com 7,62% dos votos; Elias Vaz (PSB), com 4,08%; Major Araújo (PSL), 3,38%; Dra. Cristina Lopes (PL), com a candidatura sub judice, 3,03%. Outros candidatos foram Alysson Lima (SD), com 2,76%; Virmondes Cruvinel (Cidadania), com 1,63%; Samuel Almeida (Pros), 1,22%; Talles Barreto (PSDB), 0,94%. Manu Jacob (Psol) recebeu 0,77% dos votos; Cristiano Cunha (PV), 0,23%; Fábio Júnior (UP), 0,17%; Professor Antônio Vieira Neto (PCB), 0,06%; Vinícius Gomes (PCO), também com a candidatura sub judice, teve 0,01%. Votos brancos somaram 3,93% e os nulos, 6,47%. As abstenções chegaram 30,72% na eleição para a prefeitura de Goiânia.

Cidade planejada

Com 1,5 milhão de habitantes, Goiânia está localizada no centro do estado. Planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás, é a segunda cidade mais populosa da região Centro-Oeste. Brasília é a primeira. Importante polo econômico, é considerada centro estratégico em áreas como indústria, medicina e agricultura. A capital goiana enfrenta grande desafios devido à sua desigualdade social. O clima seco também tem se agravado diante da poluição e das queimadas no cerrado brasileiro.


Leia também


Últimas notícias