No Pará

Edmilson Rodrigues (Psol) vence em Belém contra bolsonarista

Candidato do Psol foi eleito com 51,76 % dos votos. Bolsonarista, Everaldo Eguchi, do Patriotas, ficou com 48,24%. Nélio Aguiar (DEM), reeleito em Santarém

Reprodução
Reprodução
Edmilson Rodrigues volta à prefeitura de Belém pela coligação formada por Psol, PT, PDT, PCdoB, PCB, UP e Rede

São Paulo – Belém, a capital do Pará, elegeu com 51,76% dos votos Edmilson Rodrigues (Psol) para a prefeitura. Deputado federal, professor da Universidade Federal da Amazônia, arquiteto e doutor em Geografia Humana, o ex-petista já esteve à frente da administração da cidade por duas vezes, entre 1997 e 2004. Também passou por três mandatos como deputado estadual, além de dois como deputado federal. O vice-prefeito eleito é o ex-deputado estadual Edilson Moura (PT).

A decisão foi apertada. As pesquisas de intenção de voto indicavam empate técnico entre Edmilson e o delegado bolsonarista Everaldo Eguchi. Ele e seu vice, o policial militar Sargento Quemer, ambos do Patriotas, receberam 48,24% dos votos na eleição para a prefeitura de Belém

Votos brancos e nulos somaram 5,65% dos votos. As abstenções chegaram a 20,77%.

Plataforma

Edmilson Rodrigues foi eleito com o compromisso de implantar um programa de renda emergencial (Renda Mínima) que complemente o Bolsa-Família em Belém do Pará. Também fomentar equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal na Atenção Básica aos cidadãos, melhorar o atendimento nas unidades de saúde e às populações ribeirinhas, além de implantar a primeira maternidade municipal. Na área da educação, promete desenvolver escolas de tempo integral, além de ampliar a oferta de vagas na educação infantil.

Outra proposta de Edmilson e Edilson e atuar pelo desenvolvimento do turismo sustentável na capital paraense.

Amazônia

A capital do Pará é uma cidade histórica e portuária. Município mais populoso do estado, conta com cerca de 1,5 milhão de habitantes (IBGE), dos quais 1.009.731 eleitores. Fica no extremo nordeste da maior floresta tropical do mundo, sendo a capital mais chuvosa do Brasil devido a seu clima equatorial.

Ocupa a 22ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais do país: 0,746, que é considerado alto. A economia belenense tem como base atividades do comércio, serviços e turismo. Conta também com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.

Santarém

O atual prefeito da cidade paraense de Santarém, Nélio Aguiar, foi reeleito para seu segundo mandato com 59,22% dos votos. Em 2016 foi o escolhido com a maior votação da história do município. É médico e já foi vereador e deputado estadual. O comerciante e ex-vereador José Maria Tapajós (PL) permanece como vice-prefeito. Maria do Carmo (PT), e seu vice, o engenheiro Bruno Pará (PP), receberam 40,78% dos votos. Ela já foi prefeita de Santarém por dois mandatos consecutivos (de 2005 a 2012). Votos brancos e nulos somaram 4,63%. As abstenções chegaram a 25,88%.

Terceiro município mais populoso do Pará, com pouco mais de 306 mil habitantes – perde para Belém e Ananindeua –, Santarém é o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, o chamado Encontro das Águas. A cidade conta com 221.537 eleitores.

Sua economia tem como base os setores de comércio, serviços, o ecoturismo – a cidade fica próxima à belíssima Alter do Chão –, além do agropecuário e de indústrias de beneficiamento.


Leia também


Últimas notícias