Ataque cibernético

‘Diálogos do Sul’ recupera vídeos depois de ter canal invadido no YouTube

Canal contava com mais de 400 vídeos, cerca de 73 mil visualizações e 3.260 pessoas inscritas

Reprodução / YouTube
Reprodução / YouTube
Martina conta que o procedimento para a recuperação de um canal é “muito complicado”, porque o Google não oferece nenhum suporte para os criadores de conteúdo

São Paulo – A Revista Diálogos do Sul teve seu canal no YouTube invadido por hackers no domingo (8). O canal, criado em junho de 2013, contava com mais de 400 vídeos, cerca de 73 mil visualizações e 3.260 pessoas inscritas. A editora Vanessa Martina, responsável pela direção do canal, entrou em contato com o suporte do Google e YouTube e está tomando as medidas necessárias para a recuperação do canal. 

“Pensamos que havíamos conseguido contornar a situação e impedir o roubo do canal, mas na terça-feira (10), pela manhã, sofremos um novo ataque. Vídeos de suma importância para nós e para a história da Revista Diálogos do Sul foram apagados de forma criminosa”, escreveu a equipe de redação do canal.

Diante da gravidade do ocorrido e do silêncio dos responsáveis, no caso a equipe técnica do Google, foi criada uma nova conta, desta vez com mais camadas de segurança. “Estamos publicando novamente os vídeos, entrevistas e bate-papos que conseguimos resgatar antes de serem excluídos como os outros foram”, informa a redação.

“Consegui perceber o hackeamento porque dois dos nossos vídeos mais vistos haviam desaparecido. Então, diante desta surpresa, era muito razoável trocar todas as senhas e foi o que eu fiz, mas esse procedimento não foi suficiente”, explicou Martina.

Recuperação é ‘alucinante’

Martina conta que o procedimento para a recuperação de um canal é “muito complicado”, porque o Google não oferece nenhum suporte para os criadores de conteúdo a não ser a requisição de um procedimento via formulário. “Até o momento não tivemos qualquer resposta”, diz.

“Já para recuperar a senha do Google é praticamente impossível, porque, curiosamente, para preencher o formulário eu preciso ter acesso à conta Google perdida. É alucinante”, pontua com indignação.

Em nome de toda a equipe, a jornalista explica que a maior preocupação é em relação aos conteúdos que estão sendo deletados, o que a leva a acreditar que “não é um hackeamento comum”.

Com informações do Opera Mundi


Leia também


Últimas notícias