Eleições Grande SP

Assista: TVT e Rádio Brasil Atual transmitem debate entre candidatos em Mauá

Seis postulantes confirmaram presença no debate inédito, a partir das 20h40, realizado em parceria com o UOL. Mauá abre série com candidatos do ABC Paulista. Acompanhe por aqui

TVT/Reprodução
TVT/Reprodução

São Paulo – A TVT e a Rádio Brasil Atual realizam nesta terça-feira (3) debate inédito entre os candidatos à prefeitura de Mauá, município da região do ABC paulista. O evento começa às 20h40 e será transmitido pelos canais das emissoras em parceria com UOL, Diário do Grande ABC e Universidade Federal do ABC. O debate poderá ser visto também aqui, na RBA.

Seis candidatos já confirmaram presença no debate. São eles: André Sapanos (Psol), Donisete Braga (PDT), Juiz João (PSD), Marcelo Oliveira (PT), Professor Betinho (PSL) e Ronaldo Pedrosa (PP).

Debate Mauá
André Sapanos (Psol), Donisete Braga (PDT), Juiz João (PSD), Marcelo Oliveira (PT), Professor Betinho (PSL) e Ronaldo Pedrosa (PP) estão do debate desta terça

O atual prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), que concorre à reeleição e lidera pesquisas locais, recusou o convite. Os candidatos Zé Lourencini (PSDB) e Vanessa Damo (MDB) também optaram por não participar do debate para apresentar suas propostas e serem confrontados pelos seus adversários.

Também estarão fora do evento os postulantes Amanda Bispo (UP), Policial Federal Mauro Roman (PRTB), Doutora Roseni (PMN) e Caio Túlio (PCO) por não cumprirem exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que asseguram a participação conforme o tamanho da bancada no Congresso Nacional. A regra deixa de fora candidatos cujo partido tenha representação inferior a cinco parlamentares. 

Devido à pandemia, não haverá plateia, será previsto distanciamento e uso obrigatório de máscaras. Os candidatos só poderão retirar a proteção no momento em que falarem. Para controle, também será feita a medição de temperatura na entrada.

Demandas de Mauá

Com 425 mil habitantes e a 11ª maior cidade do estado de São Paulo, Mauá enfrenta os mesmos problemas que a maioria dos municípios brasileiros. Educação, segurança e, principalmente, a saúde, são as principais demandas dos moradores. A repórter Larissa Bohrer, da Rádio Brasil Atual, levantou que ao menos 70% da população de Mauá dependente unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Moradores de outros municípios, em áreas de divisa, também utilizam serviços públicos da cidade, aumentando ainda mais a demanda. 

Próximos debates

O debate desta terça, em Mauá, abre a série de debates televisivos que irão ocorrer no ABC Paulista. Na quarta (4) será a vez de Santo André, quinta (5) Diadema e na sequência, na sexta (6), debatem os candidatos de São Bernardo do Campo. A iniciativa inédita para as eleições na Grande São Paulo se encerra no dia 10 de novembro, quando os candidatos de Osasco debatem suas propostas.