Reta final

Datafolha em São Paulo: diferença de Boulos para Covas cai para sete pontos

Pesquisa mostra acirramento do segundo turno na capital paulista. Bruno Covas (PSDB) lidera, com 47% das intenções de voto. Guilherme Boulos (Psol) segue tirando a diferença, agora com 40%

divulgação
divulgação
Boulos aposta na virada e em repetir bom desempenho do primeiro turno. Covas segue na liderança da corrida eleitoral

São Paulo – O Instituto Datafolha divulgou hoje (26) mais uma pesquisa de intenções de votos para o segundo turno das eleições em São Paulo. Bruno Covas (PSDB) segue à frente, com 47% das intenções de voto. Seu opositor, Guilherme Boulos (Psol), tem 40%. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 4% disseram não saber ou não responderam.

O tucano, candidato à reeleição, variou um ponto para baixo desde a última pesquisa Datafolha em São Paulo, divulgada na terça-feira (24). Boulos manteve o mesmo índice, assim como brancos e nulos. O 1% restante ficou com a parcela dos eleitores indecisos.

Excluídos brancos, nulos e indecisos, Covas tem 54% das intenções de voto diante de 46% de Boulos. Nesta conta, Covas perdeu um ponto percentual, enquanto o candidato do Psol subiu um.

Cenários

Entre os segmentos do eleitorado, Boulos ganha com ampla vantagem entre os jovem de todas as classes sociais, com 61% das intenções de voto, diante de 27% para Covas. Já o tucano aparece à frente entre os mais pobres e na classe média. Entre os entrevistados com renda de até dois salários mínimos, Covas tem 46% contra 39% de Boulos. De dois a cinco salários, o cenário é de 48% contra 38%.

Questionados sobre a certeza do voto, 83% dos que votam em Covas disseram estar seguros de sua escolha, frente a 87% de Boulos. Os que ainda podem mudar são 17% e 13%, respectivamente.

Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa Datafolha ouviu 1.512 eleitores paulistanos entre os dias 24 e 25 de novembro. A pesquisa encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo tem 95% de confiança, de acordo com as métricas utilizadas.

Mais pesquisas

Em pesquisa XP/Ipespe divulgada também hoje, Boulos e Covas aparecem em empate técnico no limite da margem de erro. O tucano, de acordo com o instituto, tem 48% das intenções de votos contra 41% de Boulos. A margem de erro neste cenário é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Em comparação com resultado do mesmo instituto na semana anterior, Covas manteve sua porcentagem enquanto Boulos avançou 9 pontos, que vieram de um eleitorado, até então, indeciso.