Disputa

Covas larga na frente para segundo turno, mas Boulos cresce entre os eleitores

O prefeito Bruno Covas (PSDB) tem 48% das intenções de voto contra 32% de Guilherme Boulos (Psol) para a prefeitura de São Paulo. Em relação à projeção anterior, Boulos cresce oito pontos

Reprodução
Reprodução
Covas e Boulos: tucano tem vantagem, mas líder dos movimentos de moradia tem chance de mudar a tendência do eleitor

São Paulo – Pesquisa XP/Ipespe divulgada pelo jornal Valor nesta quarta-feira (18) traz o prefeito Bruno Covas (PSDB) na liderança para o segundo turno na eleição a prefeito da capital paulista. Mas também mostra que a diferença entre Covas e Guilherme Boulos (Psol) nas projeções de segundo turno diminuiu.

O prefeito Covas tem 48% das intenções de voto, contra 32% de Boulos. Os dados indicam um estreitamento da diferença entre Covas e Boulos na comparação com a última simulação de segundo turno do Ipespe, feita antes do primeiro turno. Em 9 e 10 de novembro, Covas marcou 55%; Boulos, 24%. Boulos mostra, assim, um crescimento de oito pontos percentuais.

Declarações de votos em branco, nulo ou em nenhum somam 15%. E 5% não responderam. Na conta dos votos válidos, o placar pró-tucano é de 60% a 40%.

A comparação do estudo atual com os do primeiro turno, porém, deve ser lida com cautela, já que antes esse cenário de segundo turno era apenas hipotético, adverte o jornal Valor. O teste Covas versus Boulos era feito em meio a outras simulações hipotéticas de segundo turno e após os entrevistados terem sido provocados a se posicionar sobre outras questões. “Agora o entrevistado responde sobre uma situação concreta”, explica o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do conselho científico do Ipespe.

Migração de votos

A pesquisa de ontem, com 800 entrevistas e margem e erro de 3,5 pontos, mostra que Covas é o principal herdeiro de votos entregues domingo a Márcio França (PSB), Celso Russomanno (Republicanos) e Arthur do Val (Patriota).

O tucano fica com 47% dos eleitores que dizem ter votado em França; Boulos capta 31%. No grupo dos que afirmam terem ido de Russomanno, o placar pró-Covas é de 45% a 6%. No eleitorado de Arthur do Val, 68% a 5%. Os valores não somam 100% em razão das manifestações de indecisão, votos em branco, nulo ou em nenhum.

Boulos consegue atrair um percentual maior no grupo dos que afirmam ter votado no petista Jilmar Tatto. Ele ganha de Covas nesse segmento por 72% a 20%.

No primeiro turno, Covas e Boulos obtiveram 32,9% e 20,2% dos votos válidos, respectivamente. França terminou com 13,6%; Russomanno, com 10,5%; Arthur do Val, 9,8%; e Jilmar Tatto, 8,7%.

O Ipespe também investigou a rejeição a Covas e a Boulos. 35% dos eleitorado afirmam que não votariam no tucano de jeito nenhum. A taxa de Boulos é de 42%.

Confira a pesquisa na íntegra


Leia também


Últimas notícias