Só atrapalha

Com Russomano ‘despencando’, Bolsonaro é o principal derrotado em São Paulo

Cientista político Paulo Nicoli Ramirez destaca que o apoio presidencial, que é rejeitado na capital paulista, não foi suficiente para conter a queda de Russomano nas pesquisas

Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR
"Cavalo paraguaio". Como em disputas anteriores, Russomano larga na frente e "despenca"

São Paulo – Para o cientista político Paulo Nicoli Ramirez, a queda nas pesquisas do candidato Celso Russomano (Republicanos) à prefeitura de São Paulo indica que o presidente Jair Bolsonaro é o principal derrotado nessa disputa. O apoio presidencial não impediu o chamado derretimento da candidatura de Russomano.

Na última pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (9), ele aparece na terceira colocação, com 12%. No início de outubro, o mesmo instituto o apontava na liderança da corrida eleitoral, com 26% das intenções de voto.

“Como é de costume, Celso Russomano está despencando. Ele se apresentou como um candidato ligado a Bolsonaro. Em São Paulo, a rejeição a um nome apoiado pelo atual presidente é muito elevada”, afirmou Ramirez, em entrevista ao Jornal Brasil Atual, nesta quarta-feira (11).

Para o cientista político, o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB) é “favorito” e “certamente estará no segundo turno”. A outra vaga, segundo ele, estaria sendo disputada pelos candidatos Guilherme Boulos (Psol) e Márcio França (PSB).

Contudo, caso a disputa pela prefeitura de São Paulo não seja resolvida no próximo domingo (15), Ramirez afirma que “segundo turno é uma outra eleição”. Nessa nova etapa, a principal diferença é que os candidatos passam a dividir igualmente o tempo de televisão. Por exemplo, enquanto Covas concentra 40% do tempo dos programas eleitorais na TV e rádio, agora no primeiro turno, Boulos tem menos de 2%.

Assista à entrevista

Redação: Tiago Pereira


Leia também


Últimas notícias