Bolsonaro x Biden

Com fala sobre pólvora contra EUA, Bolsonaro provoca ‘exército’ de memes e irrita militares

“Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona”, provocou o presidente brasileiro

Reprodução
Reprodução
Imagem que circulou nas redes após a "ameaça" de de Bolsonaro a Joe Biden

São Paulo – Ao afirmar que, na falta de diálogo, o Brasil tem pólvora para usar na resolução de conflitos, em referência indireta ao presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, pode não ter exatamente provocado de fato as Forças Armadas da maior potência econômica e militar da Terra, mas mobilizou involuntariamente um verdadeiro exército de memes nas redes sociais.

“Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de Estado – disse Bolsonaro sobre o eleito Joe Biden – dizer que se não apagar o fogo da Amazônia, vai levantar barreira comercial contra o Brasil. Apenas diplomacia não dá. Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona”. O presidente brasileiro sempre externou sua preferência pela reeleição do republicano de ultra direita Donald Trump e ainda não manifestou reconhecimento pela vitória de Biden na corrida presidencial americana.

Segundo o G1, militares da ativa teriam manifestado, nesta quarta-feira (11), contrariedade com a fala do presidente, por ter feito com que o país virasse motivo de piadas, o que provocou mal estar para as Forças Armadas brasileiras.

A repercussão nas redes confirma que os militares brasireiros não erraram em sua avaliação.

Em outro meme, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, aparece empunhando um fuzil, acompanhado da frase: “Nós temos Bob Jefferson”.

Em outro, um soldado empunhando uma arma feita de bambu é visto com a inscrição: “Vem, Biden!” Confira outras reações à “ameaça” de Bolsonaro de declarar uma possível guerra contra os Estados Unidos.