Democracia

Depois de Guarulhos, TVT e Rádio Brasil Atual promovem debates entre candidatos do ABC

Depois do êxito do debate de Guarulhos – ao qual o atual prefeito e candidato a reeleição não foi – Mauá abre nesta terça às 20h40 série com candidatos do ABC

Reprodução/TVT
Reprodução/TVT
Fran Correa (PSDB) e Elói Pietá (PT) criticaram o ausente atual prefeito )no detalhe) Guti (PSD) por se recusar a ir ao debate em Guarulhos

São Paulo – A TVT e a Rádio Brasil Atual preparam uma nova série de debates entre candidatos a prefeito de municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Depois da bem-sucedida experiência da última quinta-feira, entre os candidatos a prefeito de Guarulhos, maior cidade do estado depois da capital, realizada em parceria com o portal UOL, os veículos programam pelo menos mais cinco confrontos, entre candidatos da região do ABC e de Osasco.

Nesta terça-feira (3), às 20h40, o debate será entre os postulantes à prefeitura de Mauá. Confirmaram presença os candidatos Amanda Bispo (UP), André Sapanos (Psol), Caio Túlio (PCO), Donisete Braga (PDT), Dra Roseni (PMN), Juiz João (PSD), Marcelo Oliveira (PT), Mauro Roman (PRTB), Professor Betinho (PSL), Ronaldo Pedrosa (PP), Vanessa Damo (MDB) e Zé Lourencini (PSDB). O atual prefeito, Átila Jacomussi (PSB), recusou o convite. A exemplo de seu colega de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), na semana passada, Átila não se dispôs a ouvir questionamentos sobre sua gestão – tanto dos oponentes quanto dos jornalistas convidados a enviar perguntas.

O debate de Guarulhos foi realizado em duas sessões, em horários subsequentes, com mediação dos jornalistas Glauco Faria e Nahama Nunes, da Rádio Brasil Atual. O objetivo foi assegurar maior fluência para as perguntas e respostas e, sobretudo, o respeito às normas sanitárias que recomendam distanciamento social em meio à pandemia do novo coronavírus.

Confira reportagem

O ex-prefeito Elói Pietá (PT), atual líder nas pesquisas, criticou a ausência de Guti. “Lamento a ausência do prefeito. Ele certamente está ausente porque não teria respostas a esse período de quatro anos de inação, de paralisação das grandes questões, inclusive a diminuição do atendimento na área da saúde”, afirmou Elói. A candidata Fran Correa (PSDB) reforçou a crítica. “Fico muito triste em responder uma pergunta dessa, quando se fala sobre os problemas da cidade de Guarulhos, porque eu não consigo imaginar um ponto em que essa gestão tem acertado. Ou seja, em todos eles erraram. Não funciona absolutamente em Guarulhos.

Próximos debates entre candidatos no ABC

Na quarta-feira (4), será a vez dos candidatos em Santo André. Todas as campanhas foram convidadas, mas as candidaturas que estarão presentes ainda estão pendentes de confirmação. O mesmo ocorre com os outros dois debates entre candidatos do ABC previstos para esta semana: Diadema, quinta (5); e São Bernardo do Campo, na sexta.

A realização dos debates entre os candidatos às prefeituras da região do ABC será em parceria com o Diário do Grande ABC, com transmissão pela TVT e Rádio Brasil Atual. O confronto poderá ser visto também na página da RBA. Os veículos aguardam ainda confirmação das candidaturas para definição da data do debate entre os candidatos à prefeitura de Osasco, na próxima semana.

O jornalista e cientista político Paulo Vannuchi, presidente da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, responsável pela TVT e pela Rádio Brasil Atual, destaca que a inédita iniciativa dos debates televisivos para cidades da Grande São Paulo representa um passo importante na luta pela democratização dos meios de comunicação no país.

“A democracia dá um passo adiante. Essas cidades antes estavam condenadas a assistir na TV, ouvir pelo rádio e a saber nos sites apenas dos debates entre candidatos da capital paulista”, afirmou.


Leia também


Últimas notícias