Pé frio

Bocas de urna confirmam Bolsonaro como ‘principal derrotado’, diz Marcos Coimbra

Presidente do instituto Vox Populi destaca que crescimento de Crivella, no Rio de Janeiro, não deve evitar sua derrota. Em São Paulo, Russomano “como sempre, termina mal”

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Russomano deve dar adeus à disputa. Crivella tem chances reduzidas nos segundo turno

São Paulo – O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do instituto Vox Populi, afirmou neste domingo (15) que as pesquisas de boca de urna divulgadas pelo Ibope ao fim das votações destas eleições 2020 corroboram as tendências apresentadas nos levantamentos anteriores. Na edição especial do programa Brasil TVT, de cobertura e análise das eleições municipais, ele disse que as mais recentes estimativas confirmam o fracasso das candidaturas apoiadas pelo presidente Jair Bolsonaro. “A não ser que alguma coisa muito surpreendente aconteça na apuração, todos os candidatos apoiados por Bolsonaro ou já perderam ou não têm chances de ganhar no segundo turno”, afirmou Coimbra.

“A grande previsão das pesquisas é essa. Bolsonaro vai sair claramente derrotado. Ele fica alardeando que não quis disputar, mas não quis porque sabia que ia perder. Essa conversa de que ele não se envolveu é bobagem. Nessa reta final, ele bem que tentou”, destacou o analista.

No Rio de Janeiro, o candidato Marcelo Crivella (Republicanos) surpreendeu, mas não deve alterar o resultado final da disputa. Em São Paulo, o crescimento de Guilherme Boulos (Psol) também “chamou a atenção, mas não era inesperado”.

Na capital paulista, a arrancada de Boulos indica transferência de votos da candidatura de Jilmar Tatto, “um pouco abaixo do esperado”. “Russomano, como sempre, começa bem e termina mal. Na boca de urna, ele está indo para sexto”, disse Coimbra.

No Rio, o crescimento de Crivella exclui a possibilidade de uma candidatura de esquerda disputar o segundo turno. “Mas, tanto faz. Tudo indica que a chance de Crivella ganhar de Paes é muito pequena”. Contudo, ele disse que “teria sido bom para o Brasil” a derrota de Crivella, apoiado por Bolsonaro, já no primeiro turno.

De olho

A única exceção, segundo ele, é Fortaleza, de acordo com os números preliminares da apuração. Por lá, o “bolsonarista” Capitão Wagner (PROS) deve enfrentar José Sarto, que é apoiado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes. Por outro lado, o analista destaca a vitória da esquerda em Recife, seja com João Campos (PSB) ou com Marília Arraes (PT). Ele também destaca que os partidos de esquerda devem disputar outras capitais importantes. E que o PT, em especial, deve sair vitorioso em cidades médias importantes.

Assista à integra do Brasil TVT

Redação: Tiago Pereira


Leia também


Últimas notícias