Trump derrotado

Biden vence na Pensilvânia e é eleito presidente dos Estados Unidos

Vitória de Biden na Pensilvânia foi confirmada hoje (7), garantindo o voto de 273 delegados no colégio eleitoral, mais do que os 270 necessários

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Urnas confirmam pesquisas eleitorais, que davam vitória a Biden

São Paulo – Joe Biden derrotou hoje (7) o atual presidente Donald Trump na eleição nos Estados Unidos. Com a vitória, confirmada no estado da Pensilvânia, Biden somou votos de 273 delegados no colégio eleitoral, bem mais que os 270 necessários.

A contagem dos votos tem sido marcada por ações jurídicas ajuizadas por Trump nos estados considerados chave. Juízes da Geórgia, Michigan e Pensilvânia negaram pedidos da campanha do republicano. No Wisconsin, a solicitação de recontagem está indefinida. Além disso, foi pedida recontagem no Wisconsin, que deu a Biden 20 mil votos de vantagem. 

Trump acusa, sem provas, que há fraudes na apuração. Nesta quinta, o atual presidente reafirmou que havia vencido com os “votos legais” e que havia tentativas de “roubar  a eleição”.

Confira a reação de eleitores de Biden e Trump:

Líderes mundiais cumprimentaram Biden pela vitória.


Perfil

Joseph Robinette Biden Junior, 77 anos, foi vice de Barack Obama nos dois mandatos. Entre 1973 e 2009, exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo estado de Delaware.

Biden votou a favor da invasão no Iraque, no governo do então presidente George Bush. O voto pelo uso da força sobre os iraquianos é motivo de arrependimento para o democrata, que o considera um erro.


Leia também


Últimas notícias