Eleições 2020

Ibope: Em Belém, Edmilson Rodrigues segue na liderança com 38%

Candidato do Psol tem 38% das intenções de voto. Priante (MDB) é o segundo colocado, com 15%

Mácio Ferreira
Mácio Ferreira
Candidato do Psol Edmilson Rodrigues mantém a liderança em pesquisa. Priante, do MDB, se destaca na luta por uma vaga em eventual segundo turno

São Paulo – O Ibope divulgou pesquisa na tarde deste sábado (24) sobre as eleições em Belém (PA). A liderança da disputa continua com o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), que oscilou de 39% para 38% em relação à pesquisa anterior. Ele ainda mantém uma distância confortável sobre o segundo colocado, Priante (MDB), que subiu de 10% para 15%.

Em seguida, de acordo com o instituto, há uma situação de empate técnico entre três candidatos: Thiago Araújo (Cidadania), com 8%, Delegado Federal Eguchi (Patriota) e Vavá Martins (Republicanos), ambos com 7%. Cássio Andrade, do PSB, tem 4%, e Gustavo Sefer, do PSD, 3%.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor aponta em quem vai votar sem ver os nomes dos candidatos em uma lista, Edmilson Rodrigues também lidera, com 32%, e Priante, que tem 11%, em segundo lugar. Thiago Araújo tem 5%, Vavá Martins anota 5%, e Delegado Federal Eguchi, 4%.

Em termos de rejeição, 35% dos entrevistados afirmam que não votariam em Priante. Edmilson aparece em seguida, com 29%, e Mario Couto (PRTB) anota 27%. São rejeitados por 17% dos eleitores os candidatos Gustavo Sefer, Vavá Martins e Thiago Araújo.

A pesquisa do Ibope, contratada pela TV Liberal, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e entrevistou 602 pessoas entre 21 e 23 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança estimado é de 95%.