celebração

#LulaDay: ex-presidente completa 75 anos e celebrações no mundo todo marcam o aniversário

Lula faz aniversário em 27 de outubro e, além das atividades pelo Brasil e pelo mundo, festa vai contar com live e muitas participações especiais, às 18h30

ricardo stuckert
ricardo stuckert
Estão com presença marcada, além do próprio ex-presidente, personalidades que viveram momentos importantes com Lula. De Chico Buarque a Dilma Rousseff

São Paulo – Há dias, atos e mobilizações em cidades do Brasil e do mundo anunciam as comemorações pelo aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data especial chegou. Nesta terça-feira (27) Lula completa 75 anos em meio a festividades pelo #LulaDay. Em especial, uma live promovida pelo Instituto Lula que será transmitida às 18h30 por mais de 70 páginas da internet, como Comitê Lula Livre, PT, Rede TVT e também pelo facebook da RBA.

Assim como muitos aniversariantes de todo o mundo, em tempos de pandemia pela covid-19 a comemoração dos 75 anos de Lula será online. “Diante da responsabilidade com o isolamento social em função do coronavírus, a comemoração será pela internet (…) com depoimentos de amigos, familiares, artistas e uma entrevista especial com o aniversariante”, afirmam os organizadores.

A festa virtual vai contar com a participação de personalidades que viveram momentos importantes com Lula. Lideranças políticas como a ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Os jornalistas Fernando Morais e Ricardo Kotscho; a advogada Valeska Zanin; os cantores e amigos Chico Buarque e Odair José, além de muitos outros.

Atividades prévias

As festividades pelo #LulaDay estão acontecendo desde sábado (24). A primeira comemoração foi na Catalunha, região da Espanha, com manifestações da militância local. Também foram realizadas ações em Florianópolis e em São Paulo, com projeções cobrando por justiça para Lula, em especial pedindo anulação dos processos contra o ex-presidente, com fraca base jurídica.

No domingo foi a vez de Ravenna, na Itália, receber um encontro com políticos e ativistas locais justamente em um debate sobre lawfare, perseguições judiciais e ataques a democracias. Na China também foi realizado um encontro virtual para celebrar as relações culturais entre os países, além de ressaltar a importância de Lula no fortalecimento desses vínculos.

Nova York, no mesmo dia, foi palco de três atividades para marcar o #LulaDay. Foram realizadas entrevistas, além de apresentações culturais em bairros periféricos para falar sobre paralelos entre Brasil e Estados Unidos. Outro país que contou com atividades no dia foi a Suíça, com a Homenagem ao Legado e Resistência Internacional pela Plena Liberdade de Lula.

Na segunda-feira, a Bélgica foi palco de uma projeção virtual intitulada “1.000 Pássaros para Lula” e “Poemas para a Paz”, da artista plástica Inêz Oludé da Silva. O ato contou com homenagens a Lula e também a militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). O dia foi encerrado por uma live israelense com o ativista e advogado Eitay Mack.

#LulaDay

Hoje, aniversário do ex-presidente, é o dia com maior número de ações. Além da live especial das 18h30, atos foram marcados nos Estados Unidos, Espanha, China, Inglaterra, Irlanda e Itália. Além disso, há atividades espalhadas pelo Brasil. Em Alagoas, no Distrito Federal, e em diferentes cidades do Espírito Santo. Também em Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Natal, Rio de Janeiro, Florianópolis. Em São Paulo, além da capital, haverá festa para Lula em Jundiaí, Piracicaba, Marília, Mogi Mirim, São José do Rio Preto, e em Santos, na baixada.

Homenagens

Durante toda a semana a #LulaDay, #Lula75Anos e #ParabensLula figuraram entre os assuntos mais comentados. Também foram postados nas redes sociais vídeos e declarações de personalidades brasileiras em homenagem ao ex-presidente. “Parabéns Luiz Inácio Lula da Silva, maior presidente e melhor do Brasil. Meu querido líder, maior líder da América Latina. Lula, você merece tudo em seu aniversário”, disse, do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, candidata do PT à prefeitura da capital carioca.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também deixou seu recado. “Uma das maiores lideranças políticas do Brasil, o melhor presidente que o nosso país já teve. Tenho orgulho de dizer que militei ao seu lado, ouvi suas ideias e admirei muitas de suas conquistas. Feliz aniversário.” O ex-presidente da Bolívia Evo Morales também deixou sua homenagem.

O cantor e compositor Chico César postou fotos que revelam sua relação próxima, de admiração e amizade, com Lula. “Que seus direitos políticos sejam todos prontamente recuperados e que você possa conduzir o Brasil no despertar para a democracia que já acorda a América latina. Te abraço, comandante”, disse.

Foram muitos depoimentos de famosos e não famosos. Artistas, como Zeca Pagodinho e lideranças políticas. O twitter do Instituto Lula compartilhou grande parte deles.


Leia também


Últimas notícias