Eleições 2020

Ibope Rio: Paes se consolida, Martha empata com Crivella e Benedita sobe

Ex-prefeito se firma na liderança da disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. O atual é o candidato com maior rejeição

Reprodução/Montagem RBA
Reprodução/Montagem RBA
Paes (no alto, à direita) tenta voltar à prefeitura carioca. Crivella tem alta rejeição. Martha e Benedita seguem na disputa pelo segundo turno

São Paulo – O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) se consolida na liderança pela pesquisa Ibope Rio, divulgada na noite da sexta (30). Ele agora tem 32% das intenções de voto para a prefeitura da capital carioca. O atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), empata com Martha Rocha (PDT). Ambos têm 14%. Benedita da Silva (PT) está com 9%.

No último dia 15, também de acordo com o Ibope, Paes liderava com 30%, enquanto Crivella tinha 12%. Praticamente empatadas, Martha (8%) e Benedita (7%) vinham logo a seguir.

Na semana passada, o Datafolha apontou o ex-prefeito com 28% e o atual, com 13%. Era o mesmo percentual de Martha. Já Benedita estava com 10%.

Demais candidaturas

Entre os demais candidatos, Luiz Lima (PSL) tem 4%. Bandeira de Mello (Rede) e Renata Souza (Psol) aparece com 2% cada. Depois, com 1%, Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB). Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (Pros), Glória Heloiza (PSC), Henrique Simonard (PC) e Suêd Haidar (PMB) não pontuam. Outros 15% responderam nenhum, branco ou nulo, enquanto 5% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea (em que os nomes não são apresentados ao entrevistado), Paes tem ampla vantagem, com 24%. Depois vêm Crivella (9%), Martha (7%) e Benedita (3%).

Crivella, líder na rejeição

Na pesquisa Ibope Rio, Crivella segue, disparado, como o mais rejeitado, com 55% afirmando que não votam nele de jeito nenhum. Na sequência, há três candidatos praticamente empatados: Benedita (29%), Paes (28%) e Clarissa (27%).

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. De acordo com o Ibope, foram ouvidos 1.204 eleitores entre quarta-feira (28) e hoje. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.