Parceria com UOL

TVT e Rádio Brasil Atual transmitem debate entre candidatos em Guarulhos

Evento é realizado em parceria com o UOL. Também estão previstos debates em Mauá, Santo André, Diadema, São Bernardo e Osasco

Reprodução/Uol
Debate entre candidatos à prefeitura de Guarulhos, segunda maior cidade do estado de São Paulo, será primeiro de uma série

São Paulo – A TVT e a Rádio Brasil Atual, em parceria com o portal UOL, transmitem nesta quinta-feira (29) debate ao vivo entre os candidatos à prefeitura de Guarulhos. Nos próximos dias, a parceria se repete para a apresentação das candidaturas de outras cinco das maiores cidades da Região Metropolitana de São Paulo: Mauá, Santo André, Diadema, São Bernardo e Osasco.

Em função da pandemia, o debate entre os candidatos à prefeitura de Guarulhos, segunda maior cidade do estado, será dividido em dois blocos. O primeiro começa às 20h40 e o segundo, às 22h. No primeiro bloco, falarão os candidatos mais bem posicionados na pesquisa Ibope divulgada em 30 de setembro. Contudo, o atual prefeito, Guti (PSD), não aceitou o convite, embora aparecesse em primeiro, com 25%.

Irão participar o ex-prefeito Elói Pietá (PT), que aparecia em segundo, com 22%; Fran Corrêa (PSDB), com 4%; Sandra Santos (PDT), que substitui Márcio Nakashima, também com 4%, e Adriana Afonso (PL), com 2%.

No segundo bloco, será a vez de Wagner Freitas (PTB), Eduardo Barreto (Pros), Professor Auriel (PCdoB) e Simone Carleto (PSOL) apresentarem suas propostas. O primeiro marcou 2% das intenções de voto. Os demais candidatos, apenas 1%.

Rodrigo Tavares (PRTB) e Jovino Cândido (PV) – ambos com 1% – não participam do debate, pois não têm a representatividade necessária na Câmara guarulhense, um dos critérios firmados para a realização do evento.

Avanço democrático

O jornalista e cientista político Paulo Vannuchi, presidente da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, responsável pela TVT e pela Rádio Brasil Atual, destaca que a inédita iniciativa dos debates televisivos para as cidades da Grande São Paulo representa um passo importante na luta pela democratização dos meios de comunicação no país.

“A democracia dá um passo adiante”, destacou. “Essas cidades antes estavam condenadas a assistir na TV, ouvir pelo rádio e a saber nos sites apenas dos debates entre candidatos da capital paulista”, afirmou.

Vannuchi destaca que a divisão em blocos permite maior fluidez nas discussões. Além de ser necessária para que se respeitem as medidas de cuidados e distanciamento necessários, já que a TVT e a Rádio Brasil Atual seguem as preceitos definidos pela ciência. Ademais, ele espera que a iniciativa possa se estender para outras cidades.

O debate em Guarulhos ocorrerá no Centro Universitário da FIG/Unimesp, sem a presença do público. Segundo os organizadores, as regras de distanciamento social serão respeitadas. Além disso, os debatedores terão suas temperaturas corporais medidas, e poderão ser acompanhados por apenas um assessor. O uso de máscara também será obrigatório, devendo ser retirada apenas no momento da fala.

Na próxima terça-feira (3), será realizado o debate entre os candidatos em Mauá. Em Santo André, na quarta (4); na quinta (5), Diadema e na sexta (6), São Bernardo do Campo. Por último, no dia 10, o evento reunirá os candidatos à prefeitura de Osasco.

Nova pesquisa

Em levantamento mais recente divulgado na última terça-feira (27), realizado pelo instituto Badra Pesquisas, Elói aparece na frente, com 27%. Guti, candidato à reeleição, tem 19,1%. Fran Correa segue em terceira, com 12,3%. Mais atrás, Jovino Cândido registrou 2,4%. Os demais candidatos, no entanto, registraram menos de dois pontos percentuais.


Leia também


Últimas notícias