Na rede

Campanha de Boulos é vítima de golpe no Facebook

Perfil que já saiu do ar pedia doações para conta sem ligação com a campanha do candidato do Psol à prefeitura de São Paulo

Guilherme Santos/Sul21
Guilherme Santos/Sul21
Um perfil falso na rede social induzia eleitores a doarem para a campanha do candidato, em troca de participação em um sorteio

São Paulo – O candidato à prefeitura de São Paulo pelo Psol, Guilherme Boulos, denunciou à Justiça Eleitoral, nesta quarta-feira (7), um golpe aplicado no Facebook. Um perfil falso na rede social induzia eleitores a doarem para a campanha do Boulos, em troca de participação em um sorteio.

O perfil utilizava a mesma foto e identidade visual da campanha de Boulos. De acordo com o Brasil de Fato, quando o eleitor clicava no link para realizar a doação, era direcionado para uma página onde poderia efetuar o depósito, mas que nunca chegaria até a conta da campanha do candidato.

Além disso, o perfil utilizava expressões da campanha. Na página também havia um anúncio de que os primeiros 300 doadores concorreriam a um sorteio de € 1 mil euros. A página para doação já saiu do ar.

Segundo as informações, o perfil falso no Facebook é o endereço de Tulus Doke, um suposto usuário da Indonésia. “Caberá ao Ministério Público a análise dos fatos e a tipificação das condutas narradas para fins de imputação de sanções de natureza penal (pelo crime de falsidade ideológica eleitoral e por outros delitos comuns, como estelionato)”, afirmam Francisco Octávio de Almeida Prado e Laís Rocha Bertagnoli Loduca, advogados de Boulos, no texto da representação.

A campanha de Boulos solicitou também à Justiça Eleitoral que o Google e Facebook suspendam imediatamente as páginas e identifiquem os IPs utilizados para criar e acessar o perfil falso que aplicava o golpe utilizando o nome do candidato do Psol.

Golpe aplicado no Facebook usava a mesma linguagem do candidato do Psol (Reprodução)


Leia também


Últimas notícias