Eleições 2020

Prefeitura de SP: Russomanno larga na frente e Boulos lidera esquerda, aponta Datafolha

Pesquisa mostra Guilherme Boulos (9%) e Márcio França (8%) tecnicamente empatados na terceira posição. Entre opositores de Bolsonaro, Boulos tem 18%

Boulos e Russomano: candidatos têm potencial para polarizar eleições

São Paulo – Pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (24), mostra o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) liderando com 29% das intenções de voto. O atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que busca a reeleição, está em segundo, com 20%. Em terceiro lugar, empatados tecnicamente, aparecem o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (Psol), com 9%, e o ex-governador Márcio França (PSB), com 8%. Boulos lidera entre os candidatos de esquerda.

A pesquisa mostra também que entre os opositores de Bolsonaro, a preferência pelo candidato do Psol vai a 18%.

Esses candidatos ocupam as primeiras colocações na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados para o eleitor.

Jilmar Tatto (PT), ex-deputado federal e ex-secretário municipal nas gestões de Fernando Haddad e Marta Suplicy, tem 2% da preferência do eleitorado, de acordo com o levantamento. Mesmo índice registrado por Artur do Val (Patriotas), Andrea Matarazzo (PSD) e Vera Lúcia (PSTU).

Logo atrás, com 1%, aparecem os deputados federais Joice Hasselmann (PSL) e Orlando Silva (PC do B), além de Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede) e Filipe Sabará (Novo). Esse último teve a campanha suspensa temporariamente pelo partido, após elogiar publicamente o ex-prefeito Paulo Maluf. Sua declaração de bens na Justiça eleitoral de R$ 15 mil, após retificação, saltou para R$ 5 milhões.

Por outro lado, os que dizem que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados, somam 17%. Outros 4% não souberam responder.

Espontânea

Sem a apresentação da lista de candidatos, Covas lidera as intenções espontâneas de voto, com 8% na pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo. Boulos e Russomanno aparecem empatados, em segundo lugar, com 5%. França tem 4%. Tatto tem 1%, mesmo índice dos que dizem que irão votar no “candidato do PT”. Artur do Val também tem 1%. Os demais candidatos somaram 5%.

Além disso, na pesquisa espontânea, 57% dos eleitores disseram não saber em que votar. Outros 16% afirmam que votaram em branco, nulo ou nenhum.

O Datafolha ouviu presencialmente 1.092 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.