corrida eleitoral

PCdoB anuncia apoio a Benedita da Silva no Rio de Janeiro

Deputada estadual Enfermeira Rejane retirou sua candidatura para o PCdoB apoiar Benedita da Silva (PT). Decisão busca reforçar unidade da esquerda na capital fluminense

L.G. Soares / Alerj - Câmara / divulgação
L.G. Soares / Alerj - Câmara / divulgação
Enfermeira Rejane e Benedita da Silva: composição para ampliar forças da esquerda na corrida pela prefeitura da capital fluminense

BrasildeFato – O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anunciou na tarde desta terça-feira (15) que apoiará a candidatura de Benedita da Silva (PT) à Prefeitura do Rio de Janeiro. A deputada estadual Enfermeira Rejane, que representaria os comunistas na corrida eleitoral municipal, acatou a decisão nacional e retirou a sua candidatura à vaga de chefe do executivo da capital fluminense. 

De acordo com o PCdoB, a decisão é em prol da unidade da esquerda no Rio para barrar o avanço do bolsonarismo. “O PCdoB, neste momento, faz um esforço hercúleo no sentido de ampla unidade, dialogando com todas as forças políticas e pré-candidaturas do campo popular democrático. Abrimos mão de uma candidatura própria à prefeitura do Rio, reconhecendo o extraordinário papel que a Enfermeira Rejane teve como nossa pré-candidata, buscando reduzir a fragmentação do nosso campo político e social, para buscar a unidade possível”, explica a nota.

Ao portal O Cafezinho, o dirigente do PCdoB no Rio, Theófilo Rodrigues, afirmou que as recentes operações da Justiça contra Paes e Crivella mostram que é possível que uma candidatura progressista chegue ao segundo turno da eleição. “Mas a esquerda só chegará ao segundo turno se estiver unida e hoje Benedita é o nome que reúne as melhores condições para essa unidade”, disse Rodrigues.

Ainda segundo o portal, a contrapartida para o PT será o apoio à candidatura de Lívia Miranda do PCdoB para a Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana. 

Disputa no Rio

Uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura do Rio, realizada pelo Atlas Político e divulgada pelo jornal Valor Econômico na última segunda-feira (14) mostra o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) em primeiro lugar, com 19,7% da preferência dos entrevistados.

O atual prefeito da capital fluminense, Marcelo Crivella (Republicanos), está tecnicamente empatado com a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Benedita da Silva. Crivella tem 11,1% e Benedita tem 9,6% das intenções de voto.

Brasil de Fato tentou entrevistar a Enfermeira Rejane para a série de entrevistas com as pré-candidaturas do campo progressista para a Prefeitura do Rio. A assessoria da parlamentar informou, na semana passada, que aguardava a convenção do partido para aceitar o convite.


Leia também


Últimas notícias