RESPONSABILIDADE

Lula: ‘Bolsonaro vai carregar a culpa por sua postura na pandemia’

Ex-presidente diz que atual governo ignorou a ciência para dar lugar às “invencionices”

REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
'Quem lesse a delação do Palocci saberia que aquilo era mentira pura', disse Lula sobre conclusão da PF

São Paulo – O Brasil ultrapassou 111 mil vítimas da covid-19, nesta quarta-feira (19), e segue como mau exemplo de combate à pandemia. E o fator determinante para a barbárie tem nome: Jair Bolsonaro, segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao jornalista Fábio Pannunzio, da TV Democracia.

“São 111 mil mortos. A única arma que nós tínhamos contra o coronavírus era a sabedoria da ciência e não as invencionices de Bolsonaro. Ele não tem culpa pelo vírus, mas vai carregar a culpa pela postura que adotou na pandemia”, criticou Lula.

O país registrou mais 49.298 infectados no período de 24 horas, totalizando 3.456.652 pessoas contaminadas. Entretanto, os números não retratam a realidade da pandemia no Brasil, que é um dos países que menos aplica testes para a covid-19 no mundo.

O ex-presidente disse que chegou o momento de lutar por uma sociedade mais humana, mesmo considerando uma missão “difícil”. “Tento lembrar do que me ensinou dona Lindu (mãe de Lula) e não perder a esperança. Se não podemos fazer muita coisa, pelo menos precisamos nos indignar”, acrescentou.

Lula e Dallagnol

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) adiou mais uma vez, na última terça-feira (18), o julgamento de desvio de conduta do procurador Deltan Dallagnol. Foi o 41º adiamento. Denunciado há quatro anos, em função do caso da apresentação de powerpoint, o processo tem data prevista para prescrever em 13 de setembro.

Lula afirma que Dallagnol faz uma “via sacra” tentando pedir proteção. “Não dá pra existir um Código Penal para o Lula e outro para o resto. Não adianta tentarem proteger ele, eu vou atrás. O veneno que eles fizeram eu passar, eles vão provar. Vou provar que bandidos eram eles.”

O ex-presidente também falou a respeito de a Polícia Federal ter concluído que eram falsas as acusações feitas pelo ex-ministro Antonio Palocci, vazadas pelo então juiz Sergio Moro às vésperas das eleições presidenciais de 2018, sobre suposto caixa de propinas para Lula.

“Quem lesse a delação do Palocci saberia que aquilo era mentira pura. Um monte de colagem de jornal. Ele construiu uma mentira que interessava ao delegado e que foi utilizada pelo Moro pra eleger o Bolsonaro”, afirmou.

De acordo com Lula, o que foi feito por Moro e Dallagnol precisa ser julgado, senão o Brasil pagará “um preço histórico muito caro”. “A sociedade já não acredita em parte da Justiça. Moro foi um desastre para o poder Judiciário. É um paradoxo. Fui absolvido em todos os processos em que fui julgado fora de Curitiba”, finalizou.