Frente ampla

‘Direitos Já’ se divide diante de convite a Sergio Moro para ato virtual

Sugestão de deputado do Podemos provoca reação imediata de líderes de esquerda. “Se ele entrar por uma porta, eu saio por outra”, diz Boulos

Reprodução
Reprodução
Moro: rejeição se dá por conta de sua conduta contra o campo progressista na Lava Jato e por ter atuado como ministro de Bolsonaro

São Paulo – O deputado José Netto (Podemos-GO) teve a ideia de convidar o ex-ministro Sergio Moro para um ato virtual pela democracia, organizado pelo movimento Direitos Já. De imediato, a sugestão revelou divisões entre as forças políticas que compõem o movimento, com a reação contrária de políticos de centro-esquerda e de esquerda.

O ex-ministro Aldo Rebelo afirmou: “Avisem quando estiver para acontecer”. Guilherme Boulos diz: “Se ele entrar por uma porta, eu saio por outra”, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

O deputado goiano exaltou a figura de Moro como alguém que teve a coragem de combater a corrupção e nunca ter se insurgido contra a democracia. As forças progressistas e de esquerda veem em Moro alguém que usou a Operação Lava Jato para destruir a democracia e abrir caminho a um regime autoritário no país. 

Composto por várias forças que vão da esquerda à direita, passando pelos diferentes matizes do centro, o movimento se dividiu também porque não constava no texto a ser lançado nenhuma referência a Jair Bolsonaro. Líderes de oposição, entre os quais defensores da palavra de ordem Fora Bolsonaro, exigiram que o nome do presidente estivesse no texto. 

Alinhamento com Bolsonaro

Há no movimento aqueles que defendem a permanência de Bolsonaro no governo até o fim do seu mandato e se alinham à sua política econômica, executada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, neoliberal e defensor do arrocho fiscal.

Outra confusão foi criada pela revelação de que o  evento reuniria os ex-presidentes Michel Temer, José Sarney e FHC, e os ex-presidenciáveis Fernando Haddad (PT-SP) e Guilherme Boulos, além de Luciano Huck. 

Temer, que já tinha até enviado vídeo para o ato, e Sarney desistiram de participar. O presidente do STF Dias Toffoli tinha confirmado presença e também recuou. 

Com informações da Folha de S.Paulo e Brasil247.


Leia também


Últimas notícias