Fora já!

PT também vai apresentar pedido de impeachment de Bolsonaro

Executiva Nacional decide se unir a amplos setores da sociedade civil e outros partidos.“Com este governo, não dá mais”, disse Gleisi Hoffmann

Mídia Ninja
Mídia Ninja
Gleisi: “Bolsonaro é incapaz de dar resposta à crise que estamos vivendo e não tem condições, nem capacidade administrativa e humana de conduzir o país. Briga com todo o mundo, e não protege o povo brasileiro”

São Paulo – A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou hoje (15) decisão de apresentar à Câmara um pedido coletivo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que será assinado por movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entidades, representantes da comunidade jurídica, frentes políticas e demais partidos políticos, como o Psol.

“Não dá mais com este governo”, disse a presidenta nacional do PT, deputada federal do Paraná Gleisi Hoffmann.

“Bolsonaro é incapaz de dar resposta à crise que estamos vivendo e não tem condições, nem capacidade administrativa e humana, de conduzir o país. Briga com todo mundo e não protege o povo brasileiro”, apontou a presidenta, destacando que o PT tem quatro ações na Justiça Eleitoral pela cassação de chapa de Bolsonaro-Hamilton Mourão.

De acordo com as lideranças, a direção nacional do PT está se articulando com as forças democráticas e populares para que o pedido coletivo de impeachment seja elaborado, assinado e apresentado até a próxima semana, com a possibilidade de inclusão posterior de outras forças e entidades.

“Essa posição consolida a posição das esquerdas e dos democratas brasileiros. Não dá mais para Bolsonaro continuar a conduzir os destinos do país”, apontou o líder da minoria no Congresso, José Guimarães.

“É preciso fazer avançar o pedido de impeachment”, disse o líder do PT na Câmara, deputador Enio Verri, do Paraná. “É em respeito ao povo brasileiro e à vida da população. Enquanto a população morre, temos um presidente irresponsável”.

Eleições

O PT anunciou também que lutará pela tramitação e aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 37/2019, que prevê eleições presidenciais em caso de vacância do cargo, independentemente do motivo, caso ela ocorra até seis meses antes do fim do mandato.

Resolução do Diretório Nacional de 2 de maio determina que não basta encerrar o governo Bolsonaro: é preciso substituí-lo por um governo eleito pelo povo, para salvar a vida da população, os empregos, a renda e a democracia. “Não há saída para a crise nacional que não passe pelo povo”, disse a presidenta do PT.

O PT, juntamente com as forças aglutinadas no Pedido Coletivo de Impeachment, vai organizar a campanha nacional Fora Bolsonaro, em defesa da vida e da democracia. E manterá a luta pelo fim do governo Bolsonaro no âmbito do julgamento pelo TSE – pleiteia a cassação da chapa em quatro ações pelos crimes cometidos na eleição de 2018, e a abertura de ação contra Bolsonaro pelos crimes denunciados ao STF.