Em vídeo

Lula e Eduardo Moreira discutem propostas sociais e econômicas para enfrentar o coronavírus. Assista

Lula e Eduardo Moreira analisam medidas tomadas, a falta de sintonia entre governo e estados e ações para proteger vidas e planejar a retomada no futuro

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o economista e ex-banqueiro Eduardo Moreira conversaram, por vídeo, na manhã desta sexta-feira (10), sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. Eles analisaram as medidas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e falaram, por exemplo, dos impactos à população, em especial a mais pobre do país, da falta de sintonia entre governo federal e estados e municípios para promover ações que assegurem o isolamento – inclusive ampliar a garantia de renda para que as pessoas fiquem em casa.

Lula ressaltou a necessidade de o país inverstir em seu sistema público de saúde, o SUS e afirmou que a situação da pandemia nos Estados Unidos deveria servir de alerta para que o presidente brasileiro deixasse de confrontar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o próprio Ministério da Saúde, que recomendam medidas severas de distanciamento social como a forma mais eficaz de se reduzir os casos de infecção, o colapso do atendimento médico às ocorrências e o consequente número mortos pela covid-19.

“O Brasil sequer está testando para não mostrar a verdadeira face da irresponsabilidade do tratamento do coronavírus aqui. Está provado cientificamente, por todos os cientistas responsáveis do planeta, de que a melhor arma para enfrentar o coronavírus, enquanto a gente não descobrir uma vacina, é o isolamento”, disseo ex-presidente.

Outro tema em pauta foi a necessidade de investimentos em pesquisa e ciência, além da responsabilidade do Tesouro de direcionar os recursos para salvar vidas, sem ampliar o endividamento com os bancos.

Assista


Leia também


Últimas notícias