Europa

Na França, Lula encontra Sebastião Salgado e François Hollande

Ex-presidente receberá hoje título de Cidadão Honorário. Conversou sobre a luta ambiental com Salgado e em defesa da democracia com ex-presidente francês

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Amazônia e a luta para preservá-la. A necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável foi tema do encontro entre Lula e Sebastião Salgado, com Dilma, Haddad e Lélia Salgado

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o fotógrafo Sebastião Salgado, na manhã desta segunda-feira (2), em Paris – onde receberá o titulo de Cidadão Honorário. Conversaram sobre a Amazônia e a luta global para preservá-la. A necessidade de um desenvolvimento sustentável também foi tema do encontro.

Em seguida, Lula almoçou com o ex-presidente francês François Hollande (2012-2017), com quem conversou sobre a luta em defesa da democracia em seu país e no mundo. Almoço com o ex-presidente da França, François Hollande. “Conversamos muito sobre a conjuntura no Brasil e na França e as tarefas que precisamos cumprir para retomar os governos de inclusão e com mais justiça social”, escreveu Lula.

A ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-prefeito de São Paulo e presidenciável Fernando Haddad, o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Paulo Rodrigues participaram da reunião com Salgado – ao lado também de produtora gráfica e cinematográfica, Lélia Wanick Salgado, mulher do fotógrafo, e Romênio Pereira, secretário-geral do PT. 

“Tivemos uma boa conversa sobre a Amazônia, desenvolvimento sustentável, a riqueza da biodiversidade brasileira e os desafios para lutar pela sua preservação”, postou o ex-presidente em sua rede social

Reconhecido mundialmente, Salgado tem inúmeros e premiados trabalhos que retratam as injustiças sociais, a natureza e povos nativos, e o impacto da degradação ambiental e das desigualdades na vida dos povos.

Lula almoçou com ex-presidente francês François Hollande nesta segunda (Ricardo Stuckert)

Cidadão honorário

Lula viajou à França para receber o título de Cidadão Honorário de Paris também nesta segunda-feira (2), a convite de Anne Hidalgo, prefeita da capital francesa.

A honraria foi aprovada pelo Legislativo local enquanto o ex-presidente ainda era mantido preso político em Curitiba. O título reconhece o legado de Lula no combate à miséria e sua luta contra a fome.

Hidalgo é a primeira mulher na prefeitura de Paris e chegou a comemorar em seu Twitter quando Lula deixou a prisão.

“É bom saber que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva acaba de ser libertado. Espero por ele o mais rápido possível em Paris, onde ele é Cidadão Honorário”, escreveu na ocasião. 

O ex-presidente é o segundo brasileiro a receber o título de Cidadão Honorário de Paris, ao lado do líder indígena kayapó Raoni Metuktire. O líder sul-africano Nelson Mandela e o jornal francês Charlie Hebdo também já foram contemplados.

Agenda européia

O petista iniciou seus compromissos na França no domingo (1), reunindo-se com políticos como o deputado francês Eric Coquerel e o líder do grupo França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, que visitou Lula em Curitiba quando o ex-presidente estava preso na sede da Polícia Federal. 

Ainda ontem, concedeu entrevista a um jornal suíço, Le Temps, que estampou como manchete: “Em Genebra, Lula virá dizer suas verdades” (imagem acima).

Em visita a Genebra, no dia 6, Lula se encontrará com representantes do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), que congrega mais de 340 igrejas em mais de 120 países.

Na pauta, o ex-presidente deve abordar a desigualdade social, tema central do encontro com o papa Francisco no Vaticano. Ainda na Suíça, o ex-presidente participa de encontro com representantes de sindicatos globais.

Já em Berlim, na Alemanha, o petista se reunirá com lideranças políticas e com representantes do movimento sindical alemão. No dia 9, participa de encontro em defesa da democracia no Brasil. Será um ato público em que encontrará representantes dos comitês internacionais Lula Livre.


Com informações do Brasil de Fato


Leia também


Últimas notícias