Enquadro

DF aprova lei contra preços abusivos de álcool gel e insumos de prevenção ao coronavírus

“Não é possível permitir que ganhem dinheiro à custa do sofrimento do povo”, diz deputada Arlete Sampaio sobre oportunismo em vendas de produtos essenciais

©Ricardo Giusti/CdP
©Ricardo Giusti/CdP
Governo Bolsonaro segue sem baixar medidas que contenham ganância do mercado e individualismo do consumidor e preços de produtos contra coronavírus não param de subir

São Paulo – A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na terça-feira (17), projeto de lei com o objetivo de garantir acesso a toda população do Distrito Federal (DF) e consumidores finais, inclusive centros hospitalares, clínicas médicas e centros de saúde, aos produtos utilizados para evitar a propagação do novo coronavírus, como álcool gel.

Para a autora do projeto, a deputada Arlete Sampaio (PT), o projeto é importante, diante da paralisia do governo federal, que aposta na “autorregulação” do mercado. Segundo a deputada distrital, a lei permite a atuação do poder público do DF de forma a impedir preços abusivos de insumos, como álcool em gel e máscaras, por exemplo.

“Esperamos que o projeto ajude a coibir essa prática nociva aos interesses da população. Não é possível permitir que ganhem dinheiro às custas do sofrimento do povo”, disse Arlete Sampaio, que é médica.

O texto estabelece medidas extraordinárias para garantir que o mercado mantenha preços compatíveis com os habitualmente praticados e impedir o aumento dos valores de insumos, bens, produtos ou serviços utilizados no combate e prevenção à contaminação do novo coronavírus.

A deputada distrital Arlete Sampaio: “contra o abuso do poder econômico” (Foto: Divulgação)

Os estabelecimentos que subirem os preços sem justificativa poderão sofrer multa de R$ 50 mil, além de apreensão de bens e produtos, perda dos produtos apreendidos, suspensão temporária da atividade pelo prazo mínimo de 90 dias. Em casos mais graves a punição poder ser a interdição total ou parcial do estabelecimento ou proibição de prestação de serviço e e até cancelamento da inscrição na Secretaria de Estado da Fazenda.

“A proposição possibilita que a fiscalização atue no sentido de permitir aplicação de sanções administrativas a todo comerciante que atue em flagrante abuso de poder econômico”, explica a deputada Arlete Sampaio.
Pelo projeto aprovado, o aumento de preços sem justa causa será enquadrado como crime contra as relações de consumo, na forma da Lei Nacional nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990.


Leia também


Últimas notícias